Luciano Oliveira - [email protected]

Curso sobre uso de GPS na pesca acontece hoje e amanhã em unidade da Capitania

ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO DA CAPITANIA DOS PORTOSAulas serão ministradas no núcleo profissionalizante da Capitania dos Portos

Nesta quinta-feira, 11, e amanhã, 12, haverá um curso sobre o uso do Sistema de Posicionamento Global ou Geo-Posicionamento por Satélites (GPS) destinados aos pescadores e trabalhadores em embarcações de pesca. As aulas iniciam a partir das 8h, na unidade de Ensino Profissional Marítimo, da Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca.

O curso capacitará 20 pessoas que vão ter a oportunidade de conhecer melhor as vantagens do uso do GPS na pesca, já sendo comprovada a sua eficácia na captura da lagosta. O equipamento é utilizado com sucesso por pescadores de outros estados.

Segundo o secretário municipal da Agricultura e Pesca, Ari Félix da Silva, o curso será ministrado por técnicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), parceira da Prefeitura de Areia Branca nessa empreitada. Assim como a Marinha do Brasil e a Colônia de Pesca Z-8, de Areia Branca.

O curso de GPS faz parte de um projeto de extensão desenvolvido pela Ufersa, por meio do curso de Engenharia de Pesca. Os pescadores que já utilizam o equipamento afirmam que depois que adotaram o GPS ficou mais fácil a pessoa se guiar no mar. Além do aparelho orientar o pescador a encontrar o local exato aonde deixou o material para capturar as lagostas.

A clientela do curso poderia ser maior, mas de acordo com a organização, a ideia é que esses 20 pescadores se tornem multiplicadores das informações.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade