Praia de Ponta do Mel, um dos mais belos pedaços do litoral nordestino
Mais de quarenta quilômetros de litoral e cenários paradisíacos fazem do município de Areia Branca um perfeito destino para quem procura sombra e água fresca, em qualquer estação do ano. Aqui, tudo é muito natural e aconchegante, a começar pela hospitalidade dos areia-branquenses. A região litorânea é um verdadeiro achado. Praias lindas, algumas pouco exploradas, um convite ao prazer.
Pena que o apetite voraz da iniciativa privada por investimentos ousados ainda não tenha despertado em relação ao litoral areia-branquense. A vila-praia de Ponta do Mel, um dos mais belos pedaços do litoral nordestino, poderia ser hoje um dos destinos mais procurados da região. Até houve ensaio nesse sentido, mas o fechamento (inexplicável) da Pousada Costa Branca e a pouco expressiva Pousada Teodoro provocaram queda acentuada no número de visitantes à comunidade.
Cruzes usadas em filmagem se tornou ponto de visitação
Hoje, em termos de gastronomia e hospedagem na vila, o único endereço ativo é o Restaurante e Pousada Beiral, da “Neinha”. Fora isso, somente os barzinhos espalhados pela vila-praia, notadamente os à beira-mar, que funcionam com mais frequência nos finais de semana. Os proprietários reclamam do fraco movimento, mas eles próprios pouco fazem para motivar a clientela.
Como se sabe, Ponta do Mel foi cenário para dois filmes do padre Marcelo Rossi. Um deles, “Maria, a Mãe do Filho de Deus”, deixou cravado no alto da Serra de Ponta do Mel as três cruzes usadas na filmagem das cenas que retratam a crucificação de Jesus. As cruzes ainda estão lá, absolutas no vazio que as separam do mar. No ponto onde o sertão encontra o mar. Não existe apelo mais turístico do que esse. Mas infelizmente até agora ninguém despertou para o fato de ali, aos pés das cruzes, estar o potinho de ouro que muitos teimam procurar no fim do arco-íris.