“Souza” reserva meio milhão de reais do orçamento anual do município para pagar transportes para os universitários
Superlotação dos ônibus destinados ao transporte diário dos universitários para Mossoró. Este o principal ponto a ser discutido na reunião do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), com representantes da Associação Universitária Areia-branquense (AUA), marcada para esta quinta-feira, 17, a partir das 10h.
Ontem pela manhã, o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda, se reuniu com os Conselheiros da AUA para tratar do assunto. Na verdade foi uma preliminar do encontro previsto hoje com o Executivo, tendo ficado “amarrada” a pauta reivindicatória que a categoria pretende apresentar ao prefeito.
O Blog não conseguiu contato com nenhum dos Conselheiros da associação, mas pelo que ouviu de alguns universitários, na reunião com “Souza” será solicitado que o gestor ajude com uma contrapartida de 50% do valor do aluguel de mais um ônibus que a entidade pretende alugar para atender a demanda atual.
Ainda de acordo com a fonte, os Conselheiros devem também reivindicar ainda da prefeitura, a administração dos ônibus que atualmente são doados pelo município para o transporte dos universitários para Mossoró.
Os Conselheiros entendem que tendo o controle dos ônibus, é mais fácil colocar em prática as diretrizes da entidade no sentido de disciplinar o acesso de beneficiários aos veículos. Eles alegam que alguns estudantes, alheios ao meio universitário, usam do argumento de que os ônibus são pagos pelo município e dessa forma, têm obrigação de levar qualquer um.
A título de informação, a Prefeitura de Areia Branca investe anualmente mais de R$ 500 mil no pagamento do aluguel de sete ônibus que são destinados aos universitários que estudam em Mossoró.