O mascote fez a festa junto aos alunos da escola de Redonda
Em nível nacional, o Ministério do Meio Ambiente vem desenvolvendo a campanha “Separe o lixo, acerte na lata”, que em consonância com a política nacional de resíduos sólidos propõe a adoção de práticas de reaproveitamento e reciclagem do lixo.
Em Areia Branca, a prefeitura, por meio da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, está realizando o projeto “Coletando valores e reciclando atitudes na construção de uma areia branca sustentável”, que visa revitalizar e ampliar o programa municipal de coleta seletiva de resíduos sólidos.
Associação Rotativa levou informações importantes para a comunidade
Na quinta feira, 4, as atividades do referido projeto foram realizadas na comunidade de Redonda. Na oportunidade, uma equipe composta por coletores ambientais da associação rotativa e técnicos da gerência executiva de gestão, coordenada pelo sociólogo Julimar França, realizaram uma grande mobilização pró-coleta seletiva nos órgãos públicos e ruas da comunidade, com panfletagem, visita do mascote às escolas,entrega de sacolas para recicláveis e outras ações.
A equipe que contou com o apoio de alunos da Escola municipal Santo Expedito, visitou todas as famílias, convidando-as a aderirem a coleta seletiva porta a porta que será realizada todos os sábados naquela localidade.
Pessoal da reciclagem interagiu com a comunidade
Na realidade, a coleta seletiva já existe em Redonda, só que vinha sendo realizada por meio da entrega dos materiais recicláveis em um Ponto de entrega voluntária. Realizado desta forma o trabalho não vinha obtendo o êxito esperado.
A mobilização da quinta feira já produziu resultados, pois aproximadamente 90 famílias do local se comprometeram em participar da coleta seletiva. São centenas de quilos de papéis, plásticos, vidros e metais que deixarão de ser queimados ou jogados no meio ambiente.
Nas próximas semanas, o projeto realizará atividades nas comunidades de São Cristovão e Ponta do Mel.