Na terça-feira, 10, a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) julgou 92 processos. A maioria dos pleitos analisados foram relacionados a registros de candidaturas nas Eleições Municipais de 2020, principalmente recursos eleitorais que pediam a revisão de registros de candidatura.
O vereador de Umarizal Francisco de Assis Filho, que tentava a reeleição, teve a candidatura indeferida na primeira instância. A decisão foi mantida pelo colegiado eleitoral. O mesmo aconteceu com o candidato a prefeito de Martins, Francisco das Chagas Martins Sobrinho.
Já Francisco Eduardo dos Santos, que é vereador de Tenente Ananias desde 2009, teve a candidatura deferida na primeira instância. No entanto, o Ministério Público Eleitoral entrou com recurso pelo indeferimento da candidatura do parlamentar municipal, que foi acatado pela corte do TRE-RN.
Por outro lado, os vereadores José Clézio Paulino Cavalcante – que está na Câmara de Frutuoso Gomes desde 2012 – e João Batista de Melo, parlamentar em Jardim de Angicos desde 2009, tiveram os registros indeferidos na primeira instância. Em recursos julgados na terça, o colegiado eleitoral deferiu as candidaturas.
Com a candidatura indeferida na primeira instância, o atual prefeito de Vera Cruz, Marcos Antonio Cabral, também teve recurso acatado e o registro deferido pela corte eleitoral.