41ª Exposição Agropecuária do Seridó movimentará a cidade de Caicó neste final de semana

0

Tradicional evento acontecerá no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel

O Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, em Caicó, recebe neste final de semana a 41ª Exposição Agropecuária do Seridó, uma das mais tradicionais do estado. O evento, que terá início na sexta-feira, 16, e encerramento no domingo, 18, é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), da Ancoc, Anorc e Prefeitura de Caicó. O evento com início às 19h30 terá como inovação, pela primeira vez em cidades do interior do RN, a exposição regional de caprinos da raça Boer. 

A expectativa da organização é que o número de animais inscritos e nas exposições seja recorde, visto que quase todos os currais e argolas foram vendidos. Durante a Expocaicó linhas de financiamento rural para aquisição de animais, ração e máquinas agrícolas serão disponibilizadas pelo BNB e Banco do Brasil. 

Todos os órgãos vinculados a SAPE participarão da Exposição. A Emater realizará, assim como em anos anteriores, oficinas e mostras de produtos adquiridos pelo Programa Compra Direta. A Emparn participará do Leilão Seridó Terra do Leite, que acontece no sábado, 19, a partir das 18h. Em conjunto com criadores convidados, a empresa disponibilizará cerca de 40 lotes de animais de alta genética, entre tourinhos e matrizes das raças Gir, Guzerá, Pardo Suíça, Sindi e mestiços. 

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do RN garantirá a vigilância sanitária do evento e fará a divulgação da campanha de vacinação dos animais contra a febre aftosa, com término em 31 de maio deste ano. Na ocasião também será feita a declaração dos animais vacinados. 

A Expocaicó terá ainda stands comerciais, apresentações artísticas, o melhor  da culinária do Seridó e desfile e julgamento de  animais das raças Guzerá, Pardo Suíça, caprinos e  ovinos, acontecendo simultaneamente em pista distintas. 

Durante o evento, o Governo do Estado também comemora o reconhecimento internacional, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), da reclassificação do Rio Grande do Norte como área livre da febre aftosa com  vacinação, após mais de treze anos. 

O secretário estadual da agricultura, Tarcísio Bezerra Dantas, comemorou o retorno das chuvas no interior do estado após três anos de seca e comentou que a 41ª Exposição Agropecuária do Seridó será uma grande oportunidade para o Idiarn e Emater intensificarem a divulgação da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. “Os criadores estão animados pelas chuvas que caíram em todo o estado e com certeza vão aproveitar as facilidades de financiamento para aquisição de materiais. Teremos uma grande concentração de criadores vamos aproveitar o momento para conscientizar a todos e atingir a meta de 90% do índice vacinal e destacar a importância de declarar a vacina até o dia 15 de junho”, disse.

Confira a programação oficial da Expocaicó 2014.

Dias 15 a 18/5/2014

QUINTA-FEIRA – 15/5/2014

12h – Início da entrada dos animais no parque.

SEXTA-FEIRA – 16/5/2014

17h – Início das atividades da Exposição com inscrição dos animais para o Torneio Leiteiro (nivelamento);

19h – Solenidade Oficial de Abertura da Exposição;

20h – Apresentações Culturais;

23h59 – Encerramento da entrada dos animais no Parque.

SÁBADO – 17/5/2014

7h – Torneio Leiteiro (1ª ordenha);

8h – Recepção das Caravanas dos Produtores Rurais da Região;

9h – Início do Julgamento: Caprinos e Ovinos;

9h30 – Oficinas Temáticas;

10h – Visita Oficial da Governadora e Comitiva do Rio Grande do Norte;

14h30 – Exposição de animais e visita aos estandes;

17h – Torneio Leiteiro (2ª ordenha);

17h – Apresentações Culturais.

DOMINGO – 18/5/2014

7h – Torneio Leiteiro (última ordenha);

8h – Visita aos estandes;

9h – Continuação do Julgamento: Caprinos e Ovinos;

12h – Entrega de troféus aos expositores e participantes do Torneio Leiteiro Regional e Estadual;

12h30 – Encerramento Oficial da Exposição.

Com informações da Assecom/RN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *