Luciano Oliveira - [email protected]

Diretor-Presidente Luiz Antonio Ciarlini fez balanço do ano

2017: um ano de muitos avanços e reconhecimentos para a Cosern que comemora 56 anos

Diretor-Presidente Luiz Antonio Ciarlini fez balanço do ano

No ano em que comemora 56 anos, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, reforçou seu compromisso com a prestação de bons serviços aos seus 1,4 milhão de clientes, ampliou o trabalho nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade em diversas frentes e renovou a missão de ser a energia que move o Rio Grande do Norte.

Foram muitas as conquistas e reconhecimentos que fizeram de 2017 um ano especial para a concessionária, presente na vida de todos os potiguares, representados por diversos equipamentos colocados em operação em todas as regiões do Estado, ampliação de ações de respeito ao meio ambiente, prêmios de relevância nacional e, mais uma vez, o reconhecimento como a empresa que mais investe em cultura no estado, apoiando 19 projetos culturais por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Para o Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, ao fazer um balanço do ano, o sentimento é de que todas as conquistas e avanços que Distribuidora obteve em 2017 vem acompanhadas de cada vez mais responsabilidade. “Temos que nos apoiar nesses reconhecimentos tão importantes que nos foram concedidos e transformá-los cada vez mais em alavancas para a melhoria contínua na qualidade de atendimento aos nossos clientes”, disse Ciarlini.

Reforço e confiabilidade do sistema elétrico

Em maio, a Cosern inaugurou a subestação Currais Novos, com capacidade instalada de 26.600 kVA, beneficiando 90 mil potiguares nos municípios de Currais Novos, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó e Florânia.

Em 30 de agosto, foi inaugurada a subestação de Jardim do Seridó, com uma capacidade de 12.500 kVA, que passou a beneficiar 21 mil potiguares dos municípios de Jardim do Seridó, Ouro Branco, Acari e São José do Seridó. Também em agosto, a Cosern adquiriu sua terceira Subestação Móvel, instalada numa carreta de 6 eixos e 24 pneus e com capacidade de garantir o fornecimento de energia elétrica para até 30 mil residências e de assumir as cargas dos transformadores e de outros equipamentos existentes nas 66 subestações espalhadas por todo Rio Grande do Norte.

No último dia 11 de dezembro, foi inaugurada a subestação Santo Antônio, que ampliou a oferta de energia na região, beneficiando cerca de 92.500 potiguares dos municípios Santo Antônio, Passagem, Várzea, Serrinha, Nova Cruz, Brejinho e Lagoa d’Anta.

A Cosern também reforçou o seu sistema elétrico em 2017 com a construção de 158,11 quilômetros de linhas de distribuição em alta tensão (69 kV) nos municípios de Acari, Arês, Baraúna, Currais Novos, Goianinha, Grossos, Jardim do Seridó, Mossoró, Santo Antônio, São José de Mipibu e Natal. Outros 2.352 quilômetros de linhas de distribuição de média e baixa tensão foram construídos em todas as regiões do estado nos últimos 12 meses.

Ampliação do Vale Luz: descontos na conta e respeito ao meio ambiente

Lançado no final de 2013, o Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energético do Grupo Neoenergia, já recolheu 213,5 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em 17 bairros de Natal e concedeu R$ 56 mil em descontos na conta de luz de 1.305 clientes cadastrados no projeto até agora. O Vale Luz Cosern atende 39 pontos em 17 bairros de Natal com a tenda itinerante, que serve como ponto de coleta de metal, papel branco, jornais, revistas, caixas de papelão, plásticos e tetrapak.

No início de novembro, o programa passou a fazer também a troca de óleo de cozinha usado por desconto na fatura de energia. A iniciativa é fruto da parceria com a Indama, empresa responsável pela destinação final dos resíduos oleosos vegetais. Depois de reciclado, o que seria um agente poluidor se transforma em uma série de produtos, tais como biodiesel, velas, ração para animais, sabão, produtos de limpeza, tintas e vernizes. São aceitos todos os óleos vegetais como os de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho coco, algodão e mamona, além de azeite de oliva e de dendê.

Patrocínios culturais: uma marca forte da Cosern

O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, o compromisso da Distribuidora com a cultura potiguar, ao se renovar a cada ano, é mais uma prova de que a atuação da empresa vai além do fornecimento de energia elétrica. “Nesses quase vinte anos da Política de Patrocínios, já levamos sorrisos, histórias, educação, transformamos muita energia em cultura. Estamos cumprindo com a nossa missão de iluminar a vida das pessoas”, finaliza.

Durante o processo seletivo 2017, a Cosern recebeu 131 propostas de patrocínios culturais via leis de incentivo. Os 19 projetos culturais selecionados (veja box ao lado) abrangem todas as regiões do estado.

Em julho, a Cosern recebeu o troféu Top of Mind 2017 como a empresa potiguar que mais investe nas áreas de Cultura e Meio Ambiente. Foi a sétima vez que a Cosern é laureada com o troféu, entregue pela Revista Foco Nordeste aos 32 segmentos de mercado mais lembrados em entrevistas feitas pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião com 700 natalenses em todas as regiões da capital.

Em reconhecimento a esse trabalho, a Cosern foi homenageada em agosto com o “Troféu 7 de Agosto” entregue pela revista Foco e o portal Foco Nordeste a diversos segmentos do Rio Grande do Norte, em eleição feita por um júri formado por jornalistas. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e a Cosern recebeu a honraria como instituição não governamental que mais apoia, incentiva e promove a Cultura em todo Estado.

Para saber mais

Os 19 projetos culturais patrocinados pela Cosern por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, de acordo com os segmentos:

Cinema e Audiovisual:

Cine Sertão;

Mostra Trinca Audiovisual;

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa.

Música:

Movimento Sinfônico OSRN;

Oficinas na Ilha 2017;

Circulação no RN do show “Mirá”, de Valéria Oliveira;

Som Sem Plugs.

Teatro e Artes cênicas:

Santa Luzia Cultural – Oratório de Santa Luzia;

Estação Cascudo – Sertão Criança;

Narrativas do Silêncio (Inclusão de surdos).

Educação e Literatura:

XIII Feira do Livro de Mossoró;

Caravana de Escritores Potiguares;

Casa das Palavras.

Cultura Popular:

Conexão Elefante Cultural;

Transforme-se;

Conexão Felipe Camarão 2017;

Multicultural:

Música, Cinema e Literatura na Praça – Praça Para Todos;

Troféu Cultura;

Projeto Cultural Eco Praça.

Pioneirismo e reconhecimentos dados à Cosern

A Cosern foi uma das primeiras Distribuidoras do Brasil a automatizar todas as suas subestações e, mesmo com tantos investimentos, conseguiu manter, no mês de dezembro, a tarifa residencial mais baixa do Nordeste.

Em novembro de 2016, a Cosern ficou em 1º lugar entre as empresas com mais de 400 mil consumidores no Prêmio Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para reconhecer as distribuidoras mais bem avaliadas do Brasil, com base na percepção do consumidor residencial, aferida por meio de pesquisa de opinião. O índice de satisfação dos consumidores com a Cosern aferido pelo Prêmio IASC foi de 77,91.

Em junho de 2017, a Cosern foi eleita a 3ª melhor distribuidora do Nordeste e 5ª melhor do Brasil no Prêmio ABRADEE 2017, entre as 31 concessionárias do país com mais de 500 mil consumidores. Em agosto passado, a concessionária foi reconhecida pela 3ª vez como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil no ranking da GPTW/revista Época. No dia 10 de outubro, a Cosern foi premiada pelo 5º ano consecutivo como a distribuidora com melhor desempenho em engenharia do Brasil no ranking da revista Eletricidade Moderna, concorrendo com as demais concessionárias de distribuição de energia elétrica que atuam em âmbito estadual do Brasil.

Em dezembro, a Cosern recebeu, em São Paulo, a Medalha Eloy Chaves, uma premiação concedida desde 1980 pela Associação Brasileira de Companhias de Energia (ABCE) às empresas que se destacam pelos melhores índices de segurança. A concessionária potiguar foi destaque na categoria Bronze entre as distribuidoras de energia elétrica brasileiras com até 2 mil empregados. A Cosern já havia obtido a Medalha na categoria Prata em 2007 e na categoria Bronze em 2008.

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados. A empresa atende 1,3 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Fotos: Cosern/Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade