Luciano Oliveira - [email protected]

Encontro alusivo ao 18 de maio aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Lauretânia

18 de Maio: seminário reúne integrantes da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Areia Branca

 

Encontro alusivo ao 18 de maio aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Lauretânia

Um seminário reuniu, na manhã de sexta-feira, 13, os participantes da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Areia Branca, para discutir sobre o protocolo às vítimas ou testemunhas de violência.

O encontro aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Lauretânia Rolim Bezerra do Vale, dentro da campanha 18 de Maio, de conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio é conhecido no Brasil como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

A maior parte dos casos de abuso infantil acontece dentro de casa. A afirmação foi feita pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto. Segundo ela, 90% dos casos de abusos contra crianças de adolescentes acontecem no local de residência e cerca de 30% deles são feitos pelos próprios pais.

Onde denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes:

Conselho Tutelar – Para casos de violência física ou sexual, inclusive por familiares, casos de ameaça ou humilhação por agentes públicos, casos de atendimento médico negado, é necessário chamar o Conselho Tutelar.

Disque 100 – Vítimas ou testemunhas de violações de direitos de crianças e adolescentes, como violência física ou sexual, podem denunciar anonimamente pelo Disque 100.

Disque 180 – Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo.

Polícias – Quando estiver presenciando algum ato de violência, acione a Polícia Militar por meio do número 190.

Safernet Brasil – A rede recebe denúncias de cyberbullying e crimes realizados em ambiente online. Para denunciar, acesse https://new.safernet.org.br/

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade