Luciano Oliveira - [email protected]

Um minuto antes de fechar o portão de um local de prova em Brasília, uma estudante que estava de muletas e com o pé engessado foi carregada pelo namorado. — Foto: Letícia Carvalho/G1

Segundo dia do Enem tem 29% de faltas e alívio com 30 minutos extras

Um minuto antes de fechar o portão de um local de prova em Brasília, uma estudante que estava de muletas e com o pé engessado foi carregada pelo namorado (Foto: Letícia Carvalho/G1)

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 no domingo, 11, teve uma novidade: o tempo extra para fazer a prova de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia).

Houve também questões com o popular game Minecraft, mutações genéticas, peixes elétricos da Amazônia, carros “flex” e até a Lei Nacional sobre Drogas.

Em 2018, o segundo dia de provas teve 5 horas de duração, em vez das 4h30 de sempre. A mudança aconteceu após o Ministério da Educação (MEC) mudar a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Em 2017, os candidatos reclamaram do tempo insuficiente. Neste ano os 30 minutos extras ajudaram os candidatos, principalmente na prova de matemática, segundo os professores.

O popular game Minecraft caiu no Enem 2018 em uma questão de matemática em que os candidatos teriam que calcular um cubo. Teve também conceitos sobre mutações genéticas, peixes e carros elétricos, e até a Lei Nacional sobre Drogas – quando os alunos teriam que calcular o tempo médio de pena para um crime. Confira tudo o que caiu no segundo dia de provas do Enem.

O segundo dia de provas teve taxa de abstenção de 29,2% de todos os inscritos e 66 estudantes foram eliminados  por descumprirem as regras do exame.

Durante a entrevista sobre o segundo dia do Enem, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, não quis comentar as críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) a questões aplicadas aos estudantes no primeiro dia do processo, no último domingo, 4. (Com informações G1).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade