Luciano Oliveira - [email protected]

Deputado Hermano Morais é o propositor da audiência (Foto: João Gilberto/ALRN)

Prevenção ao suicídio e políticas de saúde mental serão temas de audiência na Assembleia Legislativa

Deputado Hermano Morais é o propositor da audiência (Foto: João Gilberto/ALRN)

“Prevenção ao suicídio e políticas públicas sobre drogas no Brasil e no RN” é o tema de uma audiência pública que será realizada por meio do Núcleo de Estudos e Debates da Assembleia Legislativa. O evento é uma proposição do deputado estadual Hermano Morais (MDB) e será alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

O evento terá a presença do professor Quirino Cordeiro Júnior, que atualmente é secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, vinculado ao Ministério da Cidadania. Ele vai proferir uma palestra que trará informações e dados sobre as políticas públicas em execuções no país referente às drogas no Brasil.

Todos os anos cerca de um milhão de pessoas morrem por suicídio no mundo e ocorrem entre 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio por ano. Por cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o suicídio é a 13ª causa de morte no mundo, sendo uma das principais entre adolescentes e adultos até 35 anos.

O evento acontece em parceria com o Núcleo de Qualidade de Vida da Assembleia Legislativa e acontece nesta terça-feira, 10, no Auditório Cortez Pereira, a partir das 14h.

Algumas representações de entidades terapêuticas, setor de saúde da Assembleia Legislativa, Secretarias Estadual de Saúde e Educação, Universidade Federal do RN (UFRN), Hospital Severino Lopes, Conselho Regional de Medicina, Associação de Psiquiatria e outros envolvidos estarão presentes.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha criada para conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira pelo combate ao suicídio. A iniciativa é promovida pelo Conselho Federal de Medicina, pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional para pessoas que passam por momentos difíceis. A instituição permite entrar em contato por meio do telefone 188, por e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/), atendimento pessoal e chat virtual (https://www.cvv.org.br/chat/), para conversar anonimamente com voluntários treinados para conceder apoio as pessoas que cogitam o suicídio.

Além disso, a Setembro Amarelo realiza ações para promover saúde mental e divulgar centros que oferecem ajuda psicológica. A campanha conta com apoio de meios de comunicação, empresas e órgãos públicos que promovem ações e debate de conscientização.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade