Pesquisa Datafolha mostra Lula na liderança e Bolsonaro em segundo lugar na corrida presidencial em 2018

Lula, Bolsonoro, Marina Silva e Aécio, os mais citados na pesquisa (Foto Valter Campanato/Agência Brasil)
Lula, Bolsonaro, Marina Silva e Aécio lideram na corrida presidencial (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, 30, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial em 2018. O resultado foi obtido mesmo após a divulgação de detalhes da delação da Odebrecht.

O relatório final da pesquisa surpreende ao apresentar o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) em segundo lugar. Ele está, tecnicamente, empatado com a ex-senadora Marina Silva (Rede).

Outro resultado curioso é que os presidenciáveis do PSDB foram atingidos em cheio pela delação da Odebrecht. Entre os possíveis candidatos, o prefeito de São Paulo, João Doria, é o que tem desempenho mais competitivo.

Foram realizadas 2.781 entrevistas, em 172 municípios, na última quarta, 26, e quinta-feira, 27. Segundo o Datafolha, a margem de erro é de dois pontos percentuais.

Crescimento de Bolsonaro

Os índices de Jair Bolsonaro subiram de 9% para 15% e de 8% para 14% nos dois cenários simulados pela pesquisa. Nessas e em outras duas situações, o deputado federal empata com Marina Silva.

Além disso, o nome de Jair Bolsonaro é o segundo mais lembrado de forma espontânea pelos entrevistados, com 7%. Lula foi citado espontaneamente por 16% das pessoas ouvidas. Os demais tiveram apenas 1%. O político carioca também tem baixa rejeição (23%).

Queda do PSDB

Investigado sob suspeita de corrupção, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) exemplifica a crise no PSDB. Sua intenção de voto caiu de 11% para 8% – no fim de 2015, o índice era de 26%. Além disso, sua rejeição subiu para 44%.

O governador Geraldo Alckmin (SP) também sofreu com a situação. Sua rejeição subiu de 17% para 28% e sua intenção de voto foi reduzida de 8% para 6%.

Lula e Marina

Caso seja condenado pela Operação Lava Jato, Lula pode ficar inelegível. Ainda assim, ele apresenta grandes chances de vencer as eleições de 2018.

Suas intenções de voto subiram para 30% em dois cenários possíveis, nos quais anteriormente, foram registrados 25% e 26%. Na pesquisa de segundo turno, Lula vence todos os candidatos possíveis, com exceção de Marina Silva e um nome curioso testado pelo Datafolha: o juiz Sergio Moro.

Os resultados

Juiz Sérgio Moro é a novidade nessa pesquisa (Foto: Reprodução)
Juiz Sérgio Moro é a novidade nessa pesquisa (Foto: Reprodução)

Veja, abaixo, a descrição dos resultados da pesquisa, em texto, feita pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

1° cenário: o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), é incluído. Lula aparece com 30% (ante 20% da última pesquisa), seguido por Bolsonaro (15%), Marina (14%), Aécio (8%), Ciro Gomes/PDT (5%), o presidente Michel Temer (2%) e Luciana Genro/PSOL (2%). Ronaldo Caiado/DEM e Eduardo Jorge/PV aparecem empatados com 1% cada. Votos em branco, nulos e em nenhum dos candidatos somam 17% e não sabem, 4%. Neste cenário, Aécio caiu de 26% para 8% e Marina caiu de 19% para 14%.

2° cenário: o candidato tucano é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Lula permanece com os mesmos 30% (ante 22% da pesquisa de 2015). Neste panorama, Marina caiu de 24% para 16% e Bolsonaro subiu de 5% para 14%. Depois, vem Alckmin, que caiu de 14% para 6%. Ciro ficou com 6% e Temer, com 2%. Luciana Genro e Caiado têm 2% cada e Eduardo Jorge, 1%. Votos em branco, nulos e em nenhum dos nomes somam 16% e não sabem 4%.

3° cenário: não há base de comparação com pesquisa anterior. Lula tem 31%, Marina aparece com 16% e Bolsonaro, com 13%. Neste recorte, foi incluído o nome de Doria, que tem 9%. Em seguida, vêm Ciro Gomes, com 6%, e Temer, com 2%. Luciana Genro também aparece com 2%. Caiado e Eduardo Jorge figuram com 1% cada. Em branco, nulos ou em nenhum dos nomes, 15%. Não sabem 4%.

4° cenário: não são pesquisados os nomes de Lula e Temer, mas é incluído o de Doria. O levantamento é liderado por Marina, com 25%, seguida por Bolsonaro, com 14%, Ciro (12%), Doria (11%), Luciana (3%), Eduardo Jorge (2%) e Caiado (2%). Votos em branco, nulos e em nenhum dos nomes somam 25% e não sabem, 6%. Neste cenário, também não há base de comparação com pesquisa anterior.

5° cenário: sem Lula e Temer, mas com Alckmin, Marina lidera com 25%. Depois vêm, Bolsonaro (16%), Ciro (11%), Alckmin (8%), Luciana (4%), Caiado (2%) e Eduardo Jorge (2%). Em branco, nulos e nenhum somam 27% e não sabem, 6%. Também não há base de comparação com pesquisa anterior neste cenário.

O Datafolha realizou ainda um sexto cenário. Os números são os seguintes: Lula (29%); Marina (11%), Bolsonaro (11%), juiz Sérgio Moro (9%), Aécio (5%), Doria (5%), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (5%), Ciro (5%), Alckmin (3%) e apresentador Luciano Huck (3%). Neste cenário, votos em branco, nulos e em nenhum nome somam 11% e não sabem, 4%, e também não há base de comparação.

]

Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *