Luciano Oliveira - [email protected]

atividades coletivas nos centros religiosos estavam suspensas desde 20 de março

Governo autoriza reabertura e funcionamento de igrejas, templos e espaços religiosos

Atividades coletivas nos centros religiosos estavam suspensas desde março (Foto: Divulgação)

O Governo do Rio Grande do Norte autorizou a reabertura e funcionamento de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares por meio de uma Portaria publicada neste sábado, 23, no Diário Oficial do Estado. As atividades coletivas nos centros religiosos estavam suspensas desde 20 de março para evitar a propagação do novo coronavírus.

No documento assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) foram estabelecidas uma série de recomendações sanitárias para as atividades religiosas e orações individuais. De acordo com o texto, as pessoas nos estabelecimentos deverão respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro.

A portaria recomenda organização de filas, dentro e fora, das igrejas com a distância mínima prevista, além de frequência simultânea de até 20 pessoas. A manutenção da higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato para evitar o contágio por Covid-19 também foi estabelecida como condição para a reabertura.

Confira outras recomendações:

. Disponibilização alternada de assentos entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados;

. Disponibilização ininterrupta e suficiente de álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso, devendo os frequentadores higienizar as mãos na entrada e na saída do estabelecimento;

. Utilização de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, pelos frequentadores e funcionários durante todo o tempo em que permanecerem no estabelecimento;

. Vedação de distribuição de qualquer material impresso aos frequentadores;

. Utilização de embalagens individuais para a partilha de objetos litúrgicos;

. Utilização, sempre que possível, de sistema natural de circulação de ar, abstendo-se da utilização de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

A publicação em Diário Oficial também condiciona o funcionamento dos centros religiosos a “priorização do afastamento” de pessoas colaboradoras da igreja, que pertençam ao grupo de risco da nova doença, como idosos, hipertensos e diabéticos. As igrejas, templos e espaços também ficam autorizadas a transmitir missas e cultos pela internet, desde que sigam as recomendações sanitárias.

A liberação das atividades nos espaços religiosos acontece três dias após a renovação do decreto estadual, que estabelece medidas restritivas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus no RN. O Rio Grande do Norte tem 4.251 casos confirmados de Covid-19 e 181 mortes causadas pela doença. (Com informações G1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade