Luciano Oliveira - [email protected]

Técnicos da FJA e secretários do município durante visita ao prédio

Equipe técnica da Fundação José Augusto visita prédio da Casa de Cultura de Areia Branca visando retomada das obras

Técnicos da FJA e secretários do município durante visita ao prédio

A equipe de engenharia da Fundação José Augusto (FJA) esteve em Areia Branca na quinta-feira, 20, onde se reuniu com secretários e gerentes da Prefeitura Municipal para tratar da questão estrutural do imóvel destinado à instalação da Casa de Cultura do município.

O prédio localizado na extensão do Cais Tertuliano Fernandes, foi utilizado pela última vez em 1991, quando ali funcionou a Casa de Apoio ao Idoso. O imóvel está abandonado e necessitando de um alto investimento para ser reconstruído.

Projeto de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da FJA, a reconstrução do prédio onde deverá funcionar a Casa de Cultura local teve as obras iniciadas em 2006 e depois de inúmeras interrupções os serviços pararam em definitivo em 2010.

Na semana passada, a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) esteve na FJA, em Natal,  com o coordenador administrativo, José Marques, tratando do assunto que resultou na visita dos técnicos ao município. “O reaproveitamento e reconstrução do prédio abandonado vai ocupar a lacuna deixada pela ausência de um espaço cultural na cidade. No passado destruíram o antigo Cine Miramar e no local deixaram sem conclusão a obra de um espaço de cultura, no valor de quase R$ 800 mil, isso é lamentável”, comentou Iraneide.

Visita resultou da reunião da prefeita Iraneide com os coordenadores da FJA e do projeto Casas de Cultura

Conforme e engenheira civil Luanda Duarte, durante a visita de inspeção no prédio foi feita uma análise na estrutura e o próximo passo será trabalhar a parte orçamentaria. “Temos que averiguar o recurso disponível e, então, definir o que pode ser reaproveitado, caso não seja possível, modificaremos o projeto”, enfatizou.

“Tivemos uma proveitosa reunião, discutindo todos os assuntos relacionados ao início das obras. Observamos ainda que as condições não são tão favoráveis, mas que faremos o possível para viabilizar e dar uma resposta a cidade sobre este equipamento que é tão importante para a cultura do município”, salientou Jeferson Tavares, coordenador das Casas de Cultura do Rio Grande do Norte.

Na ocasião da visita, também esteve presente Rafaela Ribeiro, arquiteta da Casa de Apoio.

Casa de Cultura

Equipes da prefeitura e da Fundação inspecionaram toda a estrutura interna do prédio

As Casas de Cultura são um projeto governamental idealizado para descentralizar e democratizar as ações na área cultural do Estado. Surgiu como proposta de criação de equipamentos culturais nos municípios dotados de estrutura adequada à diversidade de atividades culturais, eventos e ações múltiplas existentes nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

Tem como propósito possibilitar que os artistas, agentes culturais, mestres populares, leitores, artesãos, produtores e a comunidade em geral tenham acesso democrático à cultura, com valorização de sua própria identidade social.

Fotos: Divulgação/PMAB

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade