Luciano Oliveira - [email protected]

A reunião, que aconteceu no Ecoposto da APA (Foto: Ascom/Idema)

Encontro discute implantação do Conselho Gestor da APA Dunas do Rosado

A reunião, que aconteceu no Ecoposto da APA (Foto: Ascom/Idema)

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realizou, na quinta-feira, 7, a primeira reunião para a formação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado. A reunião, que aconteceu no Ecoposto da APA, contou com a ampla participação da população dos municípios de Areia Branca e Porto do Mangue, autoridades representativas do Poder Executivo e Legislativo, Projeto Cetáceos/Uern e ICMBio.

De acordo com a gestora da APA Dunas do Rosado, Kaline Mendonça, o momento ressaltou a importância de criar ações efetivas dentro de um planejamento com a participação popular. “A reunião foi importante para que os representantes municipais e toda a população compreendam a importância do gerenciamento da Unidade de Conservação. O processo de criação da UC foi bastante extenso, e agora precisamos avançar e unir esforços para implantar o Conselho Gestor. Isso facilitará as ações e projetos a serem realizados, preservando e valorizando os sistemas locais e características da região”, afirmou a gestora.

Outro ponto abordado durante a reunião, tratou da ativação do Projeto Orla nos municípios que abrangem a APADR, por meio da reinstalação dos Comitês Gestores das Orlas desses municípios, considerando a importância de revisão dos Planos de Gestão Integrada das orlas, visando elaborar e implementar uma política que harmonize a articule as práticas patrimoniais e ambientais, mediante o planejamento do uso e ocupação da orla marítima.

Segundo a Subcoordenadora do Gerenciamento Costeiro do Idema, Rosa Pinheiro, “a partir da criação do Conselho Gestor e dos Comitês, o órgão ambiental inicia uma série de ações para regularizar a situação das ocupações ilegais existentes na área. Uma das principais medidas é a elaboração do Zoneamento e Plano de Manejo da área, que deve ter início em 2020”, disse.

Durante o encontro, a gestora da APA também realizou uma apresentação sobre a história da Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado e sobre a importância das Unidades de Conservação.

A composição da reunião foi bastante representativa. Mais de 50 pessoas tiveram a oportunidade de contribuir, realizar uma troca de conhecimento com diversas perspectivas. “Algo gratificante do momento foi ver as marisqueiras de Ponta do Mel participando dessa construção, articulando com a equipe de mulheres do Idema à frente desse processo. Foi um grande ganho, pois a questão da presença da mulher na gestão é fundamental”, disse a assessora técnica do Idema, Ana Marcelino.

O Idema foi representado pelos setores: Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), Assessoria Técnica, Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro (Sugerco), Assessoria Jurídica, Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam), Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA).

Uma próxima reunião sobre o processo de implantação do Conselho Gestor foi marcada para o dia 19 de novembro, na sede das marisqueiras, em Ponta do Mel.

APA Dunas do Rosado

Criada pelo Decreto do Governo do Estado do RN n° 27.695, de 21 de fevereiro de 2018, abrange parte dos territórios dos municípios de Areia Branca e Porto do Mangue.

Conselho Gestor

Legalmente instituído para o exercício da cidadania e do controle social da gestão do Patrimônio Público, por meio de discussão, avaliação e proposição de ações e políticas que visem o aprimoramento da administração das Unidades de Conservação.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade