Luciano Oliveira - [email protected]

Obras de reconstrução do abrigo dos velhinhos seguem a todo vapor

Começam obras de reforma e ampliação da Fundação de Apoio ao Idoso que dobrará a capacidade de acolhimento

Obras de reconstrução do abrigo dos velhinhos seguem em ritmo acelerado 

Já foram iniciadas as obras de reforma e ampliação da estrutura que abriga a Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes de Souza, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. O prédio está localizado no conjunto habitacional Cohab, zona urbana de Areia Branca.

O espaço comporta atualmente mais de 20 idosos, oferecendo toda a assistência a eles. Com o auxílio da área socioambiental da Voltalia, empresa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, a Casa do Ancião será reformada e ampliada, passando a uma capacidade de atendimento a 40 idosos e, consequentemente, assegurando melhores momentos aos moradores.

Os idosos acolhidos na Casa do Ancião são originários de diversas localidades do município de Areia Branca, de ambos os sexos e faixas etárias variadas. A Casa é uma residência coletiva, que atende tanto idosos independentes em situação de carência de renda e/ou de família quanto àqueles com dificuldades para o desempenho das atividades diárias, que necessitam de cuidados prolongados.

Os motivos mais frequentes para a entrada dos idosos na Casa são o fato de não ter família ou um cuidador na família, seguido por situações como alcoolismo, maus tratos, negligência, violência física/psicológica, dentre outros. Esses idosos são encaminhados, principalmente, por familiares, pela Assistência Social (Creas) ou por amigos e/ou vizinhos, promotorias (Ministério Público), determinação judicial e população de modo geral.

A Casa do Ancião foi fundada em 1984. Denominada Fundação de Apoio ao Idoso, o nome Casa do Ancião “Rita Fernandes de Souza” foi colocado em homenagem à saudosa ex-vereadora Rita Fernandes de Souza, sua fundadora, e se manteve até 1989. Desde então, a entidade é mantida pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fachada do prédio atualmente
Foto ilustrativa como ficará a Casa do Ancião de Areia Branca com a reforma feita 

Fotos: Evandson Bernardo

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade