Luciano Oliveira - [email protected]

Advogado e escritor José Wellington Barreto preside a ACJUS (foto: Reprodução)

ACJUS realizará sessão solene para homenagear perseguidos pela ditadura em Mossoró

Advogado e escritor José Wellington Barreto preside a ACJUS (foto: Reprodução)

Há 54 anos, mais precisamente no dia 31 de março para a madrugada do dia 1º de abril de 1964, o Brasil acordava diferente. Era a ditadura militar que nascia robusta e com prenúncio de vida longa.

As forças da opressão destituíram o governo Civil e Constitucional do presidente João Belchior Marques Goulart, fechou o Senado, a Câmara dos Deputados, suspendeu algumas prerrogativas do Supremo Tribunal Federal (STF) e estabeleceu no Brasil um regime autoritário, politicamente alinhado aos Estados Unidos, que marcou o início de um período de catastróficas modificações na organização política do país e na vida econômica e social.

O regime de exceção suprimiu por decreto a liberdade de opinião e expressão, de imprensa e organização social e política. A partir de 1969 tornaram-se comuns às prisões, os interrogatórios e a tortura daqueles considerados suspeitos de oposição ao regime, ou seja, os comunistas ou os considerados subversivos, sobretudo estudantes, jornalistas, professores, sindicalistas, religiosos, intelectuais, operários e políticos. No decorrer da repressão, centenas de opositores ao regime, foram torturados, demitidos, transferidos, mortos ou desapareceram misteriosamente.

No centro das atenções dos militares estavam às instituições politicas, sociais, educacionais, culturais e constitucionais.

Mossoró, que tinha à época uma militância sindical pujante, entrou na linha vermelha dos opressores obrigando essas lideranças a atuarem na clandestinidade. (Eram as células do Partido Comunista Brasileiro-PCB), dentro de diversos sindicatos, principalmente nos sindicatos da Construção Civil, dos Ferroviários, dos Bancários, da Lavoura, do Sal e outros aqui existentes.

Visando exaltar a capacidade de mobilização e a coragem desses bravos mossoroenses, a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) realizará no próximo dia 23 de março do ano acadêmico em exercício, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mossoró), a partir das 19h, uma sessão solene em homenagem aos que combateram as arbitrariedades do regime e por tais razoes foram perseguidos, presos e torturados pelas forças de opressão, capitaneadas pelo exercito nacional.

Na sessão acadêmica em destaque, o presidente da ACJUS, advogado e escritor José Wellington Barreto, que presidiu a Comissão da Memória e da Verdade Anatália de Souza Melo Alves, fará o lançamento em forma de plaqueta do relatório final da investigação que foi procedida em um ano de trabalho.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade