Luciano Oliveira - [email protected]

Senai do Rio Grande do Norte anuncia abertura de Faculdade de Energias Renováveis

Faculdade será instalada no Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, em Natal (Foto: Haniel Faustino)

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, anunciou oficialmente ao Conselho Regional da instituição a autorização do Ministério da Educação (MEC) para início das atividades da FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais que irá instalar em Natal.

A portaria que credencia a Faculdade – a primeira com esse perfil criada no país – foi publicada quase um ano após a emissão de parecer favorável da Secretaria de Regulação do Ensino Superior e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculados ao MEC.

O documento foi apresentado pelo executivo, na quinta-feira, 31, durante reunião na Casa da Indústria para apresentação dos resultados acumulados pelo Senai, entre janeiro e julho. “Agora, o início do funcionamento da FAETI é planejado para 2024. A estratégia para o lançamento está em discussão com a equipe técnica”, disse Mello.

O presidente do Sistema Fiern e do Conselho Regional do Senai-RN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou que a instituição “será um diferencial para o Rio Grande do Norte, conferindo mais visibilidade ao estado e também ao Senai”. “O estado é o maior produtor nacional de energia eólica e não podia deixar de ter essa Faculdade”, frisou ele.

Portaria que credencia a Faculdade foi apresentada ao Conselho Regional do Senai-RN, em reunião na Casa da Indústria (Foto: Renata Moura)

Formação

O foco da FAETI será na formação de profissionais voltados/as às necessidades práticas da indústria de energias renováveis, atividade em que o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do Senai-RN, e o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) já são referências nacionais em educação profissional, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e oferta de serviços tecnológicos.

A Faculdade será instalada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do Senai-RN, em Natal, complexo que, na área de energia, já sedia o CTGAS-ER e o ISI-ER. Os planos para o início da operação incluem cursos de graduação e pós-graduação focados especialmente na área de engenharia.

publicidade