Luciano Oliveira - [email protected]

Entendimento deve consolidar projeto híbrido de energias renováveis em Areia Branca

Governadora Fátima Bezerra assinou o entendimento como forma de estimular a implantação de projetos de geração de energias renováveis no RN (Foto: Carmem Felix/Assecom/RN)

O Governo do Rio Grande do Norte assinou na segunda-feira, 14, com a empresa Maturati Participações S.A. Memorando de Entendimento (MoU) que regula as condições para ações de cooperação e intercâmbio técnico, institucional, econômico e ambiental.

O memorando é voltado para o desenvolvimento do projeto híbrido Morro Pintado, localizado no município de Areia Branca, que inclui geração de energia eólica onshore e geração solar, além de planta de hidrogênio, amônia e ureia verde associada ao Porto Indústria Verde do RN.

“Assinamos este entendimento como forma de estimular a implantação de projetos de geração de energias renováveis no RN. É preciso ressaltar que o nosso Estado, o Brasil e o mundo vivem momento de renovação da matriz energética em um processo irreversível. Já somos o maior produtor de energias renováveis do país e temos ainda muito potencial. Importante destacar que conseguimos incluir no novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-3), do Governo Federal o projeto do Porto-Indústria Verde que irá viabilizar a produção e exportação de hidrogênio verde”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT).

Presidente da Maturati Participações S.A., Fernando Vilela disse que a intenção é ampliar investimentos no Rio Grande do Noerte e que o Estado atua de forma ágil para viabilizar empreendimentos. Ele acrescentou que “as missões das autoridades estaduais à Europa foram muito importantes e resultaram em realizações como esta que efetivamos hoje”.

O projeto

O projeto híbrido tem mais de 1GW de capacidade instalada – composto por 231 MW de energia eólica e 812,5 MW de energia solar. Será implementado pela Maturati Participações associada à Eurosolar do Brasil, com potencial de geração de 3GWh por ano. O Investimento total será de 900 milhões de dólares e a previsão de início de operação é até janeiro de 2026.

O projeto irá garantir suprimento seguro e viável de energia renovável para planta de hidrogênio verde no Porto-Indústria Verde de Caiçara do Norte. Estima-se a geração de 52 mil toneladas de hidrogênio verde e derivados como amônia e ureia verde por ano.

No ato de assinatura do MoU a governadora esteve acompanhada do vice-governador Walter Alves (MDB), dos secretários de Estads Jaime Calado (Sedec), Virgínia Ferreira (Segep), Gustavo Coelho (Sin), Paulo Varela (Semarh), adjunto do GAC, Ivanilson Maia e o diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar.

Também participaram Alexandre Sousa, diretor da Eurosolar do Brasil, Jeferson Goes Filho, diretor da Winvest, Ana Carolina Palma, gerente ambiental da Morro Pintado Energias Renováveis, o desembargador do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), João Rebouças e o secretário de Obras do município de Areia Branca, José Alfredo Rebouças.

publicidade