Dentro das próximas semanas, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) começa a passar por uma das maiores mudanças de seus 37 anos de história atendendo ao povo de Mossoró e de toda a região. Um investimento de R$ 10,3 milhões do Governo do Estado vai ampliar diversos setores da principal unidade de saúde pública do Oeste Potiguar, desde o centro cirúrgico até o estacionamento, passando ainda por urgência e emergência, pediatria e nutrição.
Para isso ser efetivado, será necessária a mudança de muitos serviços do HRTM. O plano de reforma do hospital montado pelas áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inclui a necessidade de transferir setores do Tarcísio Maia para duas outras unidades dentro da própria Mossoró: Hospital da Mulher e Hospital da Polícia Militar.
A mudança será gradual, dividida em cinco etapas até dezembro, garantindo o pleno atendimento à população durante todo a obra de forma . A primeira etapa do plano está programada para ocorrer entre o fim deste mês e o início de setembro, com transferências de parte do centro cirúrgico e de leitos para o Hospital da PM.
O plano total foi apresentado pela Sesap na tarde de segunda-feira, 14, em Mossoró, a representantes de órgãos de controle, parlamentares, conselhos de classe e entidades privadas e filantrópicas. Durante a reunião foi apresentado o cronograma da obra no Tarcísio Maia, junto com o estudo de viabilidade para as transferências temporárias de serviços.
A Sesap destacou ainda que o funcionamento compartilhado entre Hospital da Mulher e parte da estrutura do Hospital Tarcísio Maia não vai impedir o planejamento de expansão dos serviços da nova unidade, inaugurada em dezembro de 2022, que seguirá seu cronograma de instalação dos novos serviços e ambulatórios nos próximos meses.
A expectativa é de que a ordem de serviço do Hospital Tarcísio Maia seja assinada na próxima semana.