A diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), juíza Ticiana Nobre, se reuniu na terça-feira, 4, com o presidente da Câmara Municipal de Grossos, vereador Dauster Renard (PSDB), e com o diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN, professor João Maria, para início das tratativas a respeito da realização do projeto Câmara Mirim no município.
A Câmara Municipal de Grossos já aprovou um projeto formalizando a realização do Câmara Mirim, e agora iniciou o diálogo com o TRE-RN e com a Escola da Assembleia para acordar parceria na execução do projeto. No acordo com a EJE foi reforçado a importância de sensibilizar as escolas e alunos quanto à importância do pleito eleitoral e da representatividade dos adolescentes no espaço de decisões, para que haja uma adesão significativa para a eleição. Também foi ressaltada a importância de realizar capacitações com os candidatos e, posteriormente, com os eleitos sobre como funciona os projetos de lei na Câmara.
Cerca de 300 alunos com idade entre 10 e 15 anos, de quatro escolas públicas, sendo duas municipais e duas estaduais, participarão do projeto como eleitores e/ou candidatos. Poderão se candidatar estudantes com nota escolar igual ou superior a média ponderada seis e frequência igual ou superior a 70%, critérios esses utilizados também pelas escolas na formação dos discentes.
Serão 18 vagas na Câmara, com nove parlamentares efetivos e nove suplentes. Este projeto trabalha a formação de novas lideranças parlamentares, oportunizando que os jovens vivenciem a política e proponham soluções para problemas da comunidade, por meio de sugestões e criações de Projetos de Lei (PL).