Na sessão ordinária da quinta-feira, 15, que teve caráter solene, a Câmara Municipal de Areia Branca prestou uma justa homenagem ao juiz de Direito, Haniel Sóstenis Rodrigues da Silva, areia-branquense que atualmente reside no estado do Maranhão, onde é titular da 1ª Vara da Comarca de Balsas, importante cidade com mais de 100 mil habitantes e distante cerca de 800 quilômetros da capital, São Luís.
O Dr. Haniel Sóstenis foi agraciado com o Título de Honra ao Mérito Luiz Fausto de Medeiros, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo municipal. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Renan de Lima Souza (PCdoB), autor da indicação da homenagem.
O vereador Renan de Dijalma, como é mais conhecido, saudou a todos os presentes e destacou a honra da Câmara de Areia Branca em conceder ao magistrado, filho da terra, o Título de Honra ao Mérito. “É com imenso prazer que esta Casa recebe todos os convidados como testemunhas da merecida homenagem ao juiz Haniel Sóstenis, profissional exemplar e com uma carreira brilhante, mesmo exercida em outro estado, enobrece o nosso município e o Rio Grande do Norte. Que sua história de vida sirva de exemplo e de inspiração para os nossos jovens”, destacou.
Na mesma sessão, o magistrado foi homenageado com uma Moção de Aplausos, por indicação do vereador Clécio do Hospital (PSD).
Em seu discurso, o juiz Haniel Sóstenis agradeceu a distinção da Câmara Municipal e destacou que se sentia honrado com o recebimento do Título e da Moção de Aplausos. “Estas honrosas homenagens muito significam para mim, não apenas pela grandiosidade da distinção, mas por tudo que elas representam”, disse o magistrado, agradecendo a todos os presentes e aos vereadores autores das homenagens, e compartilhando as honrarias recebidas com sua esposa Aylime Neves, que é advogada, e com o filho Heitor Benjamim, de 3 anos de idade, presentes na solenidade.
Ainda em seu discurso, Dr. Haniel Sóstenis fez um breve relato sobre a trajetória da sua família em Areia Branca. Ele é filho do ex-vereador Irmão Adalberto Rodrigues, que também foi comerciante na cidade e depois se mudou para o Tocantins.
O magistrado não esqueceu de agradecer às pessoas que estenderam a mão e ajudaram sua família a superar algumas dificuldades, citando nominalmente o ex-prefeito e médico, José Alfredo Rebouças, atual secretário de Serviços Públicos, Urbanismo, Obras e Meio Ambiente da Prefeitura de Areia Branca, que estava presente na sessão da Câmara.
O homenageado protagonizou um momento de muita emoção, ao relembrar sua trajetória como estudante na cidade, citando professores (alguns já falecidos) e estabelecimentos de ensino que foram fundamentais na sua preparação para o futuro, como o Instituto Meu Garoto, hoje Instituto Dantas Monteiro (IDM); Escola Estadual Conselheiro Brito Guerra; Escola Municipal Professora Geralda Cruz; e Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz.
“Este é um momento de grande alegria e felicidade, pois amo Areia Branca e tudo começou aqui. Esta homenagem é um dos grandes presentes que recebi em minha vida”, concluiu o magistrado.
Fotos: Erivan Silva/ Canal Areia Branca /Luciano Oliveira