Luciano Oliveira - [email protected]

Governadora do Rio Grande do Norte recebe Medalha do “Mérito Eleitoral Tavares de Lyra”

Outorga é um reconhecimento à trajetória da governadora Fátima Bezerra, marcada pelo compromisso com a justiça social e a defesa da democracia

A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu a medalha “Mérito Eleitoral Tavares de Lyra”. A solenidade de homenagem aconteceu na tarde de segunda-feira, 12, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

“O momento é de reconhecer cada vez mais o papel importante, singular e estratégico que tem a Justiça Eleitoral na defesa da democracia, especialmente nesses últimos tempos, quando coube à Justiça Eleitoral exatamente garantir que o povo exerça um dos direitos mais sagrados, que é o de escolher os seus representantes”, destacou a chefe do Executivo estadual.

Para a governadora, “a Justiça Eleitoral do Estado, assim como de todo país, deu uma lição de amor ao Brasil e de compromisso irrenunciável na defesa da democracia”.

Personalidades nacionais e estaduais que se destacaram por sua dedicação e relevantes serviços prestados à causa da Justiça Eleitoral receberam a outorga.

Ao falar sobre os homenageados, o desembargador Cornélio Alves, presidente do TRE-RN, destacou o papel colaborativo da governadora Fátima Bezerra, bem como o apoio à realização das eleições no Estado, e ressaltou a importância do ato.

“A importância da medalha revela-se de maior virtude, sobretudo se levamos em consideração a relevância do ministro Augusto Tavares, um dos mais ilustres potiguares, com significativa dedicação aos interesses da república e ao estado do Rio Grande do Norte. Augusto Tavares de Lyra foi parlamentar, estadista, historiador que se consagrou principalmente como defensor do Nordeste, na busca de soluções, do projeto da seca e do estudo organizacional”, afirmou o presidente do TRE-RN.

A entrega da medalha é retomada pelo TRE-RN com base na Resolução nº 4, de 12 de maio de 1998, alterada pela Resolução nº 8, de 23 de agosto de 2002, que instituiu o Mérito Eleitoral Tavares de Lyra. Essa iniciativa visa reconhecer o trabalho incansável de indivíduos que contribuíram para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços eleitorais no estado.

A denominação da medalha é uma homenagem a Augusto Tavares de Lira, potiguar que ocupou o cargo de presidente do Rio Grande do Norte, equivalente ao de governador do estado, no início do século XX. A escolha de seu nome para a honraria destaca sua importância na história política e administrativa do Estado.

Neste ano, além da governadora Fátima Bezerra, outras dez pessoas foram agraciadas com a Medalha Eleitoral Tavares de Lyra: desembargadores Amaury Moura Sobrinho, Gilson Barbosa, Amilcar Maia; as desembargadoras Maria Zeneide Bezerra, Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro e Cibele Benevides; o Juiz Federal, Ivan Lira de Carvalho; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB); o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), Gilberto Jales; e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, Paulo Roberto Chaves Alves.

Fotos: Sandro Menezes/Assecom-RN

publicidade