A Prefeitura de Areia Branca, na manhã desta segunda-feira, 5, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, abriu a Semana do Meio Ambiente 2023 com uma programação educativa que foi destinada aos alunos das escolas municipais Aluísio Alves e Valdecir Nunes, além dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Os alunos participaram de jogos educativos, cinema e oficina de origami. O encontro foi desenvolvido na Praça do Pescador e na Diretoria de Meio Ambiente, que fica no Centro Administrativo, contando com a parceria do Projeto Cetáceos da Costa Branca. O tema deste primeiro dia de atividades foi “O Meio Ambiente em nossas mãozinhas”.
Já nesta terça-feira, 6, o tema “Pesando nossa consciência” vai reunir 90 alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais Professora Geralda Cruz e Valdecir Nunes em uma gincana ecológica de limpeza da praia de Upanema. A equipe que recolher a maior quantidade de lixo terá como prêmio um dia de lazer no próximo sábado, 10.
As atividades deste segundo dia de programação contam com a parceria com as empresas Engie Brasil e Intersal, sem esquecer o Projeto Cetáceos.
A Semana do Meio Ambiente encerra na quarta-feira, 7, com o tema “Eludiar é uma arte” na Escola Municipal Maria Noronha Filgueira, em São Cristóvão, onde terá oficinas de fabricação de plaquinhas educativas e palestra de conscientização ambiental marinha.
“Está sendo muito bacana. Não é só cinema. Não é só palestra. É conteúdo. As crianças estão aprendendo e quem quiser comparecer, está convidado”, disse a diretora de Gestão Ambiental do município, Mirella Cymara.
Em todos os dias, alunos e visitantes vão conferir uma exposição de animais marinhos empalhados, encontrados mortos com plástico ou outro componente químico no trato digestivo, devido ao descarte irregular de lixo no meio ambiente. A exposição tem como objetivo despertar a consciência ambiental e o cuidado com o lixo para que seja depositado no lugar correto.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca