Luciano Oliveira - [email protected]

Tibau planeja inclusão de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar e entidades locais

Encontro reuniu representantes do município e da Emater (Foto: Assessoria de Comunicação – PMT)

Tibau tem um compromisso sério com a agricultura familiar e segurança alimentar, e demonstra isso através de ações e reuniões estratégicas, como no caso da reunião com o gestor técnico do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e nutricionista do município, sobre a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA, também conhecido como Compra Direta, é um programa que a Prefeitura de Tibau executa por meio de um termo de cooperação com o Estado todos os anos. Que beneficia tanto instituições como Cras, Creas e também instituições de ensino. A compra é feita diretamente dos produtores locais que estiverem com documentação com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) em dias e que a secretaria já acompanhe.

A agrônoma e gerente de Agricultura e Meio Ambiente, Débora Alcântara, destacou ainda: “a gente faz uma rotação anual para ver quem serão beneficiados de acordo com os produtos que os agricultores familiares têm para oferecer, e que se encaixam no cardápio que a nutricionista do município monta. De acordo com a faixa etária das crianças e demais beneficiários que vão receber através da merenda escolar, ou de lanches ou de atividades nos equipamentos do município”.

Toda a ação é uma forma de incentivo, que vem tanto do Estado junto com o município, que é quem operacionaliza e incentiva a produção dos agricultores familiares locais, além de ser também uma ferramenta para oferecer produtos de qualidade, livres de transgênicos e de agrotóxicos para o público dessas instituições.

publicidade