Luciano Oliveira - [email protected]

Combate à violência contra a mulher foi tema de encontro na UBS de Upanema de Cima

Profissionais de saúde e da Secretaria da Mulher participaram, juntamente com a secretária Adriana Félix 

“Mais do que ser contra, é preciso denunciar”. Esse foi o assunto debatido na manhã desta sexta-feira, 18, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adeilda Caldas, em Upanema de Cima, região litorânea de Areia Branca.

O encontro, promovido pela Secretaria da Mulher com participação dos profissionais de saúde, contou com orientações sobre o combate aos vários tipos de violência contra a mulher.

Também teve ainda, distribuição da Cartilha Maria da Penha, que explica os ciclos e mitos da violência doméstica e aborda sobre os direitos e as obrigações previstos em lei, incluindo os principais serviços de acesso ao atendimento e encaminhamento para as vítimas.

O encontro em Upanema de Cima integra as ações do Agosto Lilás que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Areia Branca, com o objetivo de fortalecer o movimento que pretende sensibilizar, orientar e divulgar medidas que podem ser adotadas no caso desse tipo de violência, tanto judicial quanto administrativamente.

O Agosto Lilás foi instituído pela Lei 14.448/22 como mês de proteção à mulher, ganhando projeção em todo o território nacional, e traz debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às mulheres em situação de violência.

A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que define a violência doméstica e familiar contra a mulher como crime e aponta formas de evitar, enfrentar e punir essa violência.

Maria da Penha se tornou um símbolo da luta e do combate à violência de gênero e se dedica a mais de três décadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Mais do que ser contra, é preciso denunciar!

Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca

publicidade