A prefeitura de Areia Branca participou do Seminário de Apresentação do Diagnóstico Situacional da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte, onde foram apresentados os resultados do primeiro censo deste segmento populacional no Estado, realizado entre 2021 e 2022. O evento aconteceu na sexta-feira, 28, às 14h, no Instituto Kennedy, em Natal.
Areia Branca foi representada no encontro pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Juraci Soares (Branca), as assistentes sociais, Valéria Freitas e Rafaela Nogueira, e pelo advogado Daniel Rodrigues.
O censo foi realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp).
O estudo é inédito na história do Rio Grande do Norte, anuncia a secretária da Sethas, Iris Oliveira. “O Censo da População em Situação de Rua no Estado foi realizado por uma determinação da governadora Fátima Bezerra, em primeiro lugar, para a defesa e garantia de direitos e prestação de serviços a essa população em situação de vulnerabilidade”, complementa a titular da secretaria.
As equipes da Sethas, Fapern e Instituto Kennedy coordenaram e desenvolveram a pesquisa e atividades interventivas do projeto “Promoção dos direitos da população em situação de rua no Rio Grande do Norte: diagnóstico e intervenção nos caminhos de inovação no Sistema Único de Assistência Social”.
Segundo Iris Oliveira, o principal objetivo foi desenvolver ações de natureza investigativa e interventiva diretamente voltadas às demandas da população em situação de rua no Estado.
De forma específica, o estudo fez um mapeamento, contagem e diagnóstico do cenário da população em situação de rua entre 2021 e 2022, e pretende realizar ações de intervenção direta visando resultados de curto, médio e longo prazo, comprometendo-se em responder e transformar objetivamente as condições de vida dessa população no RN, finaliza Iris Oliveira.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca