Luciano Oliveira - [email protected]

“Concerto Cenas do Rosário” nesta quarta, no TAM, homenageia o areia-branquense Tico da Costa

Tico da Costa morreu dia 29 de agosto de 2009, em Natal, aos 57 anos de idade (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira, 12, o palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM) recebe o “Concerto Cenas do Rosário”, às 19h30 e tem entrada gratuita. O concerto tem regência de Willames da Costa, Erick Von Sohsten como solista, além de orquestra de câmara, corais, e banda. Os ingressos podem ser retirados em três pontos: nas Lojas Arte Musical (Centro e Via Direta), e na bilheteria do TAM.

O espetáculo é uma parceria entre as obras de Tico da Costa e Ives Gandra. Ives é autor dos poemas “Meu Rosário”, que faz parte do livro “Em Tempos do Senhor”, publicado em 2004. Tico da Costa musicou os 20 poemas que compõem “Meu Rosário”, dos quais 10 músicas foram selecionadas para fazer parte do CD “Cenas do Rosário” (2009) gravado no Studio Promídia, com arranjos do compositor Eduardo Taufic. O lançamento do álbum só aconteceu de forma póstuma, em novembro de 2009, na Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Já o regente, Willames da Costa, entrou em contato pela primeira vez com a obra durante um trabalho de digitalização das partituras de Tico da Costa, orquestração e também concebeu arranjos em três músicas para orquestra, ao qual fazem parte do “Songbook Tico da Costa para Orquestra – Cenas do Rosário”.

Ao todo, para a sessão da noite, serão mais de 40 músicos no palco, incluindo integrantes dos corais Canto do Povo, Madrigal e outros, sob a preparação de Eli Cavalcante, também proponente do projeto. E, ainda, participação especial do solista Erick Von Sohsten.

O Concerto Cenas do Rosário tem patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), no marco do Edital de Apoio às Expressões Religiosas 2022. Realização de Tico da Costa Produções e Eli Cavalcante, com apoio do Teatro Alberto Maranhão, Fundação José Augusto, Governo do RN e Arte Musical.

Conheça Tico da Costa

Natural de Areia Branca (RN), o músico e compositor Tico da Costa, foi o mais internacional dos artistas potiguares: levou o Brasil afora fazendo turnês pela Europa, África, América do Norte, Central e do Sul, ao longo de 40 anos de carreira. Obteve invejáveis críticas do “The New York Times” e outros jornais americanos, europeus e sul-americanos, e foi várias vezes capa de revista.

Dividiu palco com Philip Glass, Pete Seeger, trabalhou com a cineasta italiana Lina Wertmüller; participou do Programa Jô Soares Onze e Meia, e várias vezes do Programa “Seis e Meia”.

Fez concertos em Nova Iorque no Town Hall, Sinfony Space, Knitting Factory e Blue Note. Também se destacou com suas atuações nos renomados festivais americanos de New Port Folk Festival, New York Festival, On Stage World Trade Center, Celebrating Brooklin Festival, Cleawater Recycling, Sin Fronteras Festival (Madison, Chicago); Festival Internacional de Jazz de Córdoba (Argentina), Festival Internacional de Jazz de Mar del Plata (Argentina), entre outros. Teve 18 discos gravados dos quais 6 na Itália, 5 nos USA, 6 no Brasil e 1 no Paraguai.

Morreu dia 29 de agosto de 2009, em Natal (RN), aos 57 anos de idade, deixando um enorme legado cultural composto de milhares de canções e músicas instrumentais dos mais variados gêneros tipicamente brasileiros (chorinho, bossa nova, samba, baião, xote, xaxado, ciranda, frevo, coco, maxixe, marchinha, bolero, etc).

Serviço:

Concerto Cenas do Rosário

Quando: 12 de julho (quarta-feira)

Onde: TAM – Teatro Alberto Maranhão

Horário: 19h30

Entrada: Gratuita

*Os ingressos estão disponíveis para retirada em três pontos: nas Lojas Arte Musical (Lojas Centro – 8h30 às 17h30 e Via Direta – 9h às 20h), e direto na bilheteria do TAM (14h às 17h).

*Entrega de até quatro ingressos por CPF.

publicidade