O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, assume, pela primeira vez, o Palácio do Planalto. O ministro irá substituir o presidente Michel Temer (MDB), que viajou neste domingo, 23, para Nova York (EUA), para participar da cerimônia de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Toffoli tomou posse como presidente da Corte há 11 dias, o que o coloca como o quarto da linha sucessória. Como o país está sem vice-presidente, o segundo sucessor seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O terceiro seria o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).
Os dois, no entanto, também saem do país quando Temer viaja porque podem ficar inelegíveis caso assumam a Presidência. Ambos são candidatos à reeleição.
De acordo com a assessoria de Eunício Oliveira, o emedebista fará uma viagem particular para a Argentina. O mesmo destino foi escolhido por Rodrigo Maia, segundo a assessoria do deputado
A Assembleia Geral da ONU está marcada para a terça-feira, 25, e está previsto um discurso do presidente brasileiro. Esta será a última vez que o presidente Michel Temer vai participar da reunião das Nações Unidas como presidente da República.