Como se não bastasse a violência urbana, agora são os cães vadios que perambulam pelas ruas de Areia Branca que estão assustando a população. Verdadeiras “gangues” de animais abandonados amedrontam moradores do centro e de diversos bairros.
O grande número de cães abandonados nas ruas de Areia Branca foi muito criticado na gestão passada e serviu de material de campanha nas eleições de 2024, com o grupo político vencedor do pleito prometendo solucionar o problema logo que assumisse o comando administrativo do município. O que não aconteceu. Os animais continuam soltos pelas vias públicas.
E o problema se agrava quando os cães se envolvem em acidentes de trânsito, correndo atrás de motocicletas ou atravessando ruas de forma inesperada, resultando em atropelamentos.
Foi o que aconteceu com uma motociclista que trafegava pela Rua Desembargador Filgueira. O condutor se deparou com uma “gangue” de cães e na tentativa de se livrar dos animais findou jogando sua moto contra o acostamento. O acidente deixou o motociclista muito machucado, bateu a cabeça, ficou inconsciente e foi socorrido por populares que o levaram para atendimento no Hospital Municipal.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, a mãe do condutor acidentado não esconde sua indignação com o ocorrido, pois segundo ela, seu filho poderia ter morrido no acidente provocado pelos cães que perambulam pelas ruas da cidade. Ela cobra uma solução por parte das autoridades municipais e interroga se vão deixar acontecer o pior para tomarem alguma providência em relação ao problema.
E esse não foi um caso isolado. Há registros de ataques diariamente contra populares, realizados pelos cachorros que vivem soltos nas ruas da cidade.
Questão de saúde pública
Cuidado com os animais é Controle de Zoonoses. Controle de Zoonoses é questão de saúde pública. Portanto, é dever do poder Executivo municipal criar políticas públicas para essa finalidade. Mas não basta criar, é preciso executar.
A falta de vontade política no município tem penalizado ainda mais os animais que vivem abandonados ou que recebem maus tratos.
Em alguns municípios, a Promotoria de Justiça tem se manifestado sobre “gangue” de cães nas ruas. Inclusive ajuizando ação civil pública requerendo que a prefeitura solucione o problema dos animais abandonados nas ruas da cidade. Para resolver a questão, o Ministério Público requer, por exemplo, que o município seja obrigado a tomar diversas providências, como captura e retirada dos animais domésticos das vias públicas; criação e manutenção de local adequado para abrigo e tratamento dos animais; implantação de controle da população canina e felina do município; realização de programa de esterilização e de colocação de microchip de identificação nos animais; implantação de serviço de vacinação preventiva.
Por que em Areia Branca ainda não houve manifestação da Justiça para que tais medidas fossem adotadas, por parte do governo municipal? É importante deixar claro que a responsabilidade pelo recolhimento, tratamento e destinação dos animais em situação de rua, é da prefeitura.