A cidade de Areia Branca se prepara para um sábado especial de arte, tradição e celebração popular com o Festival de Cultura Popular 2025, que acontece neste dia 26 de abril, integrando o projeto Cultura Popular Potiguar: Identidade, Pertencimento e Desenvolvimento Local.
O evento terá início às 8h, com a instalação do Museu de Cultura Popular Itinerante, estrutura montada em um veículo que percorre o Estado, seguido da exposição “Arte Sacra Popular Potiguar: Tradições e Fé”, na Secretaria Executiva da Cultura, na Rua Coronel Liberalino, centro da cidade.
Das 14h às 17h, a Secretaria de Cultura será o espaço das oficinas com mestres e mestras da cultura popular, um momento de troca de saberes e valorização das tradições como entalhe em madeira, confecção de tarrafa de pesca, pintura e literatura de cordel, manifestações populares presentes no cotidiano areia-branquense.
As inscrições para as oficinas que serão ministradas por areia-branquenses podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/1nYfNThkYbD7JGcPVcZ0x9nakET3K_irKsQ_rO7EgviY/edit
A partir das 16h, acontece no plenário da Câmara Municipal de Areia Branca a mesa de abertura com a presença de autoridades convidadas, presença e palestra do professor e museólogo, Dr. Jairo Campos.
Na sequência, homenagem aos mestres da cultura local — um momento de reconhecimento ao valor daqueles que mantêm vivas as raízes culturais do nosso povo. Serão homenageados o professor Máximo Rebouças, pelo trabalho de fundação e manutenção da Casa Museu da cidade, e o mestre cultural Paulo César de Brito, cuja contribuição se destaca em diversas manifestações culturais, especialmente por meio de seus escritos.
E a festa continua com uma noite de apresentações na Praça do Pescador:
- 18h30 – Apresentação de grupos de Capoeira
- 19h00 – Trupe do Sertão no Rastro do Mar – Grupo Maritacaca
- 19h30 – Jaciel e Forró Du Pai D’Egua
- 20h30 – Sara Rebouças e Banda
- 22h00 – Igor Santos e Banda
- 00h00 – Pagode da Rezenha
O Festival de Cultura Popular 2025 é um projeto viabilizado com emenda do ex-senador Jean Paul Prates, financiado pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Governo Federal.
No município recebe apoio importante da Secretaria Executiva de Cultura, Prefeitura de Areia Branca e produção da V&C Produções.