Assaltos, roubos e arrombamentos não são mais novidades em Areia Branca, viraram rotina. Agora, o que completa a preocupação dos areia-branquenses, são as constantes quedas de energia (três, quatro vezes ao dia) e a falta d´água, porque mais uma vez a bomba do único poço da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) existente na cidade, deu o fora. de novo.
Homens trabalhando, ontem, na tentativa de solucionar o problema no poço e restabelecer o abastecimento de água na cidade
Essa quebra de equipamentos que deixa o poço inativo por dias e até semanas sem o abastecimento do líquido, acontece com certa frequência. É problema antigo e o que parece sem solução. Já foi tema de reuniões de dirigentes regionais da empresa com o Executivo e de audiências públicas na Câmara Municipal de Areia Branca.
Promessas de resolver o problema são muitas, mas solução, nenhuma. É uma novela interminável que aborrece e gera prejuízos para o consumidor que paga pela água que pouco usufrui.
Em julho passado o Blog noticiou que o Governo do Estado, por meio da Caern, estava investindo cerca de R$ 1 milhão na aquisição de 14 bombas, sendo que 10 delas seriam instaladas em Mossoró e as outras quatro seriam destinadas a Areia Branca, Tibau, Grossos e Governador Dix-Sept Rosado.
A proposta da Caern para Areia Branca seria substituir as bombas atualmente utilizadas (que na verdade são equipamentos revisados e reutilizados de outros poços) pelo novo conjunto de bombeamento, sendo que as atuais passariam para o quadro de reserva. O problema no poço é o mesmo de sempre: pane no sistema de bombeamento
A licitação para a compra do equipamento seria realizada no dia 3 de agosto e a empresa vencedora do processo teria 30 dias para entregar as bombas. Se esse processo realmente foi levado a efeito, aconteceu na “surdina”, pois a cidade não tomou conhecimento.
Enquanto isso…