Luciano Oliveira - [email protected]

Ricardo Motta é alvo de denúncias (Foto: João Gilberto/ALRN)

STF recebe denúncias contra Ricardo Motta, acusado de desviar recursos do Idema

Ricardo Motta é alvo de denúncias (Foto: João Gilberto/ALRN)

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, na terça-feira, 23, denúncia contra o deputado estadual pelo PSB do Rio Grande do Norte Ricardo Motta, que é acusado de desviar recursos públicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Idema-RN), além de responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O inquérito foi remetido pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN) ao STF por falta de quórum para a análise do processo, já que a maioria dos desembargadores potiguares alegou suspeição para julgar o caso.

Em nota, a defesa do deputado disse que “o que ocorreu foi apenas a determinação do início de um processo, etapa natural do procedimento, onde terá oportunidade de exercer plenamente sua defesa e provar sua inocência”.

De acordo com a denúncia, o deputado teria participação em esquema criminoso que desviou mais de R$ 19 milhões dos cofres do Idema-RN, mediante a utilização de ofícios que autorizaram pagamentos com conteúdo fraudulento. Os crimes foram alvo da Operação Candeeiro, deflagrada em setembro de 2015.

Capuleto

Em agosto deste ano, Ricardo Motta ainda foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte em uma segunda operação, a Capuleto, que é um desdobamento da Candeeiro. Nesta segunda operação, segundo a investigação, o parlamentar ainda teria sido beneficiado com R$ 400 mil para quitar a reforma de uma casa na Lagoa de Bonfim, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal. As informações se tornaram públicas após o levantamento do sigilo judicial. (Com informações G1 RN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade