Luciano Oliveira - [email protected]

Viviane Araújo completa 16 anos à frente da bateria da Mancha Verde (Foto: Celso Tavares/G1)

Sete escolas abrem o desfile do Grupo Especial do Carnaval 2020 de São Paulo

Viviane Araújo completa 16 anos à frente da bateria da Mancha Verde (Foto: Celso Tavares/G1)

Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do Carnaval 2020 de São Paulo nesta sexta-feira, 21. A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo G1. Os portões serão abertos às 17h30 e os desfiles começam às 23h15.

Entre os enredos há letras sobre negritude, como os da Barroca Zona Sul e da Tom Maior, e também desfiles que homenageiam locais, como Atibaia, tema do desfile da Acadêmicos do Tatuapé, e o Líbano, destaque do desfile da Império de Casa Verde. Veja a ordem dos desfiles:

23h15 – Barroca Zona Sul

Renata Spallicci é a rainha de bateria da Barroca Zona Sul em 2020. A escola é primeira a desfilar na temporada 2020 do carnaval paulistano (Foto: Emaieg/Divulgação)

Neste ano, a Barroca Zona Sul volta ao grupo especial após 15 anos e abre os desfiles de sexta com um samba-enredo que reconta a história da quilombola Tereza de Benguela, primeira mulher a liderar o quilombo do Quariterêre, resistindo à escravidão imposta aos negros do Mato Grosso, no século XVIII.

FIQUE DE OLHO: A musa fitness Renata Spallicci estreia no cargo de rainha à frente da bateria de Guerreiros de Benguela no ano em que a escola volta ao grupo especial e vai usar uma fantasia com mais de 50 mil cristais para representar riqueza usurpada de Angola.

0h20 – Tom Maior

Pâmella Gomes, rainha de bateria da escola de samba Tom Maior (Foto: Alex Pires/Divulgação)

Com o enredo “É coisa de preto”, a Tom Maior presta homenagem ao negro usando uma frase que é comumente usada de forma racista. A letra fala do legado de negritude, resistência e luta por igualdade.

FIQUE DE OLHO: A grande aposta da escola para o desfile é o próprio samba-enredo, segundo a presidente Luciana Silva. Cada ala do desfile homenageará uma personalidade negra que tenha conquistado um papel de destaque na história do Brasil.

1h25 – Dragões da Real

Carla Prata estreia como musa da Dragões da Real (Foto: Fábio Tito/G1)

A Dragões da Real, vice-campeã do carnaval 2019, traz neste ano o enredo “A Revolução do Riso: A arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria”. A escola promete provocar um ataque de riso na plateia com o carro abre-alas durante o desfile.

FIQUE DE OLHO: O samba da escola emocionou a musa Carla Prata porque fala sobre o “riso como cura para cada dia”. Prata é portadora de uma doença autoimune e chegou a ter paralisia da pálpebra, problemas com a deglutição e a fala antes de ser diagnosticada.

2h30 – Mancha Verde

Viviane Araújo brilha no Desfile das Campeãs pela Mancha Verde (Foto: Celso Tavares/G1)

Homenagem a Jesus é o mote do desfile da Mancha Verde, escola que foi campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez em 2019. Com o samba “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem!”, de forte apelo popular, a escola defende o título.

FIQUE DE OLHO: A fantasia da musa Viviane Araújo deve causar polêmica, já que o tema do desfile é religioso. No último ensaio técnico, ela se fantasiou de Divino Espírito Santo. A rainha completa 16 anos à frente da bateria da Mancha Verde neste ano.

3h35 – Acadêmicos do Tatuapé

Ana Paula Minerato estreia como musa da bateria da Acadêmicos do Tatuapé (Foto: Fábio Tito/G1)

O samba da escola Acadêmicos do Tatuapé é sobre a cidade de Atibaia. O enredo “O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… Canto Atibaia do meu coração” deve elencar características marcantes da cidade, como a produção de frutas e as festividades locais.

FIQUE DE OLHO: A modelo ‘fitness curves’ Lu Duarte estreia na Acadêmicos do Tucuruvi este ano e promete mostrar que há espaço na avenida para fugir dos padrões de beleza vigentes.

4h40 – Império de Casa Verde

A Rainha da Bateria da Império da Casa Verde, Valeska Reis, em ensaio inspirado no trigre, símbolo máximo da agremiação tricampeã do carnaval de São Paulo (Foto: Divulgação/Jefferson Gomes)

Uma das principais escolas da Zona Norte, a Império de Casa Verde traz para a avenida uma homenagem ao Líbano com o enredo “Marhaba Lubnãn”.

FIQUE DE OLHO: O cantor Belo confirmou sua participação na Império ao lado dos intérpretes Carlão, o Carlos Júnior e Karina de Xangô.

5h45 – X-9 Paulistana

Juju Salimeni dá a volta por cima e promete desfile como rainha da X-9 Paulistana no auge da preparação física (Foto: Samuel Melim/Divulgação)

A escola X-9 Paulistana promete uma viagem cultural pelo Brasil, contando um pouco da batucada de todas as regiões e religiões do país. O enredo “Os batuques do Brasil’ fecha o primeiro dia de desfiles à luz do dia e promete brilhar com materiais tecnológicos.

FIQUE DE OLHO: Como o desfile da escola será de manhã, o desafio dos carnavalescos é manter o brilho e o glamour dos adereços à luz do dia. Os foliões podem esperar muita cor e efeitos tecnológicos para prender a atenção do público. (Com informações G1 SP — São Paulo).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade