Luciano Oliveira - [email protected]

Caion Christian e Iron Medeiros, da CSA, e Anderson Concon, da Solar Direct

Representantes da Solar Direct e CSA dão detalhes da instalação de parque fotovoltaico em Areia Branca

Caion Christian e Iron Medeiros, da CSA, e Anderson Concon, da Solar Direct
Caion Christian e Iron Medeiros, da CSA, e Anderson Concon, da Solar Direct

Atendendo solicitação do vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PP), em nome de todos os edis da atual legislatura, representantes das empresas responsáveis pelo Complexo Fotovoltaico Floresta compareceram à Câmara Municipal de Areia Branca na terça-feira, 18, para falar sobre a instalação de um parque de energia solar neste município, mais precisamente entre as localidades de Ponta do Mel, Redonda e São Cristóvão.

Foram registradas as presenças em plenário, de Anderson Concon, gerente de Desenvolvimento e Projetos da Solar Direct, que pertence ao Grupo Engie; engenheiro ambiental Iron Medeiros, da CSA Soluções Ambientais; e o biólogo Caion Christian, também da CSA.

Inicialmente Anderson Concon agradeceu o convite e a iniciativa da Câmara Municipal e fez um breve relato sobre a história da Solar Direct, que foi criada em 2006, na França, fazendo projetos locais de pequenas escala, mas que a mesma teve um crescimento astronômico nos últimos quatro anos e hoje está atuando em todo o mundo.

Sobre as atividades da Solar Direct em Areia Branca, Anderson disse que no município a empresa é representada pela CSA – Soluções Ambientais, que faz a gestão e a fiscalização dos planos e programas ambientais autorizados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e as contrapartidas que a empresa têm que cumprir.

Respondendo questionamento do vereador “Netinho Cunha” sobre o prazo de permanência da Solar no município, Anderson respondeu que os projetos solares têm prazos muito curtos e espera que em Areia Branca, o parque esteja concluído até o final de dezembro desde ano. “Nossa expectativa é que até o final de dezembro o parque esteja funcionando e gerando energia”, acrescentou.

Com relação à geração de emprego, o gerente da Solar Direct respondeu a “Netinho Cunha” que cerca de 70% dos trabalhadores utilizados nas obras são da mão de obra local e que pretende chegar a aproximadamente 500 pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse processo.

Complementando as declarações de Anderson Concon, o vereador “Netinho Cunha” disse que o uso da mão de obra local pelas empresas que aqui se instalam, constitui uma preocupação para a população, “visto que já tivemos exemplo da instalação de empresa de energia eólica, que também gerou um grande número de empregos no município”.

Ainda sobre a contratação de trabalhadores locais, Caion Christian, biólogo da empresa CSA, disse que os planos da empresa é contratar o máximo possível de mão de obra local.

Tanto Anderson Concon, como Caion Christian, deixaram claro a preocupação das empresas com o desenvolvimento local. Para isso, há uma fiscalização constante para que as metas sejam cumpridas. “No âmbito do projeto em Areia Branca, existem 14 planos e programas ambientais voltados para as comunidades. Podemos destacar, por exemplo, os planos de aproveitamento de mão de obra local, educação ambiental e de comunicação social. Além do plano da fauna, que consiste num trabalho de preservação da fauna e da arqueologia, que já é outro plano preconizado pelo Idema”, explicou.

O biólogo da CSA adiantou que existe um trabalho junto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pois foi encontrado um sítio arqueológico na comunidade de São Cristóvão. “A equipe do CSA está realizando esse trabalho de preservação ambiental e produzindo relatórios periódicos, para que o Idema conceda as licenças ambientais à Solar Direct e que as questões ambientais sejam tratadas como se deve, com respeito e seriedade”, afirmou Caion Christian.

O vereador “Netinho Cunha” quis saber se atualmente existe algum plano beneficiando especificamente a comunidade de Ponta do Mel. O gerente da Solar, Anderson Concon, informou que existem programas sociais voltados para as comunidades onde o complexo fotovoltaico está sendo instalado, mas que necessitam passar pelo crivo de aprovação e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que é parceiro financiador da obra.

Ele cita vários projetos e programas que serão submetidos à avaliação para uma possível aprovação pelo BNDS, como: formação e qualificação profissional da mão de obra local; promover projetos esportivos com a finalidade de manutenção do aluno na escola; trabalhar com a vulnerabilidade social; incentivar a cultura local; e fornecimento de água potável ou para uso na agricultura. “Ressaltamos que provavelmente todos os projetos não serão aprovados, mas estão sendo trabalhados com esse objetivo, de buscar o financiamento e assim poder ser executados. Um fato importante, nesse aspecto, é que esses projetos são frutos de questionamentos fornecidos pela própria comunidade”, reforçou.

"Netinho Cunha" (em destaque) foi o propositor  da presença dos representantes das empresas na sessão
“Netinho Cunha” (em destaque) foi o propositor da presença dos representantes das empresas na sessão

O vereador “Netinho Cunha” discorreu sobre a importância dos projetos sociais para a comunidade e também sobre a necessidade de parceria do poder público municipal com a empresa. A título de informação ele citou o trabalho social que a empresa de energia eólica Voltalia, desenvolve. São dois projetos sociais de grande alcance: a Escolinha de Futebol do Professor Dario e da Associação de Tênis do Gaúcho.

Sobre o questionamento de “Netinho Cunha”, se a empresa tem interesse em outros projetos no município, Anderson Concon informou que existe o interesse de expandir o projeto ao lado do que está sendo construído, assim como tem interesse de expandir em todo o país, mas que depende de vários condicionantes, desde benefícios fiscais até a disponibilização de novos leilões de energia solar. Em nível local, ele afirmou que já conversou com a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) e ficou acertado que haverá novas reuniões visando a formalização de parceira da empresa com o Executivo.

Concluibdo, Anderson Concon disse que as empresas responsáveis pelo complexo fotovoltaico trabalham em sintonia com as comunidades. É tanto que audiências públicas foram realizadas em Ponta do Mel, São Cristóvão e Redonda, além da própria Câmara Municipal, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos diversos fatores que envolvem a execução do projeto fotovoltaico no município.

Sessão

Aldo Dantas (centro) presidiu a sessão, secretariado por Rebeca Melo e Renan Souza
Aldo Dantas (centro) presidiu a sessão, secretariado por Rebeca Melo e Renan Souza

A sessão de terça-feira foi presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Aldo Dantas (PSDB), auxiliado pelos vereadores Rebeca Melo (PTN) e Renan de Lima Souza (PC do B), que atuaram como primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Os titulares da Mesa Diretora da edilidade, vereadores Ruidenberg Ferreira Souto Filho, “Kinho de Beguinho” (PSD), presidente; Samuel Lemos (PSD), 1º secretário; e Wagner Tavernard (PSD), 2º secretário, não participaram da sessão por motivo de viagem a Natal para tratar de assuntos de interesse da Casa junto ao Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN).

Fotos: Luciano Oliveira 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade