Luciano Oliveira - [email protected]

Divisão feminina da Guarda Municipal está mais equipada

Projeto Ronda Mulher em Mossoró recebe viatura para ampliar atuação na cidade

Divisão feminina da Guarda Municipal está mais equipada

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, entregou na sexta-feira, 11, a viatura que será utilizada no projeto Ronda Mulher. O trabalho já existe desde abril deste ano, com utilização das viaturas da Guarda Municipal e agora passa atuar com veículo próprio. Inicialmente seis mulheres da Guarda Municipal estão atuando diretamente no serviço, em parceria com a Ronda Cidadã.

O secretário de Segurança, Eliéser Girão, explicou que o projeto Ronda Mulher foi criado com ideia de esclarecer e buscar proteção para as mulheres vítimas da violência. “Trabalhamos em parceria com as polícias Civil, Militar, 2º BPM e com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). Teremos uma viatura da Prefeitura de Mossoró e outra do Juizado da Violência Doméstica e Familiar e as ações serão realizadas a partir de denúncias”, disse.

A Subinspetora Carla explicou que apesar das ações serem realizadas em parceria com os policiais militares, é mais fácil identificar as situações sendo elas mulheres. “As mulheres agredidas se sentem mais à vontade para conversar com outras mulheres”, destacou.

Segundo as agentes, de abril para cá já são nove casos. “Devido a esse acompanhamento, em nenhum desses casos houve reincidência. Os casos eram reincidentes antes do projeto ser iniciado”, frisou a Inspetora Melody.

Além das rondas, as agentes atuam ministrando oficinas de defesa pessoal feminina e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, de acordo com orientações do Juizado. “As instituições que tiverem interesse podem mandar um ofício para a Secretaria, solicitando”, disse a GCM Isabelle.

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) lembrou que a criação da Lei Maria da Penha, há 11 anos, e destacou que uma política preventiva contra a violência pode ser realizada. “Vamos inserir nesta parceria as Secretarias de Educação e do Desenvolvimento Social, para que sejam realizadas palestras nas escolas, nos equipamentos sociais, para que leve uma cultura de respeito a homens e mulheres, adultos e crianças”, afirmou.

Prefeita Rosalba Ciarlini quando entregava as chaves da viatura

O serviço da Ronda Mulher pode ser acionado através dos telefones 180, Disk Mulher 153 e Disk Segurança 9 8631-7000.

Acompanharam a prefeita na entrega da viatura os secretários municipais, vereadores Alex Moacir, Francisco Carlos, Manoel Bezerra e Maria das Malhas, além da deputada estadual Larissa Rosado.

Fotos: Luciano Lellys/PMM 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade