Luciano Oliveira - [email protected]

Responsáveis pela instalação da central repasaram detalhes técnicos do projeto à prefeita Iraneide

Projeto do videomonitoramento de Areia Branca já foi licitado e instalação inicia nos próximos dias

Responsáveis pela instalação da central repassaram informações sobre o projeto à prefeita Iraneide

A ideia de implantação de um sistema de videomonitoramento em Areia Branca surgiu há alguns anos com o aumento do índice de criminalidade. Desde então tem sido tema de discussão, mas só agora o projeto está saindo do campo da teoria para se tornar realidade.

Na sexta-feira, 12, a prefeita Iraneide Rebouças se reuniu com representantes da empresa Núcleo, que venceu a licitação para instalação do videomonitoramento de Areia Branca, um investimento da ordem de R$ 100 mil. O encontro foi no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema, com a participação dos empresários Medeiros Maia, Klinter Araújo e Ubiraci Seixas, da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. O vereador Wagner Tavernard (PSD) também participou do encontro,  além da imprensa.

Na oportunidade, os representantes da Núcleo fizeram a apresentação do projeto do videomonitoramento, detalhando os aspectos técnicos e adiantando que o serviço começará logo que os equipamentos já solicitados junto a uma empresa especializada, sejam entregues.

Prazo 

Encontro reuniu representantes do governo municipal, CDL, Câmara Municipal e a imprensa

Tanto a prefeita como os representantes da CDL indagaram a empresa sobre a possibilidade de instalação do serviço até o Carnaval, que começa no dia 9 de fevereiro. Clevisson Santana, gerente da Núcleo, explicou que isso só seria possível se já tivesse material disponível. Mas de antemão, considera o prazo muito curto. A expectativa da empresa é deixar tudo funcionando em no máximo 60 dias.

Para a prefeita Iraneide, o importante é que a segurança dos areia-branquenses vai receber um significativo avanço nos próximos dias. Ela destaca a parceria do município com o Governo do Estado, a CDL e o apoio da polícia para a instalação da central de videomonitoramento na cidade.

Com a implantação do sistema, Areia Branca passará a contar com uma ferramenta tecnológica avançada, que refletirá em mais segurança à comunidade, pois as câmeras que serão instaladas ampliarão o olhar de vigilância da polícia, proporcionando melhorias na sensação de segurança. Além disso, reduzirão a incidência de furtos, roubos e vandalismos, auxiliarão na elucidação de delitos, zelo urbanístico, além do caráter preventivo, entre outros benefícios para o cidadão.

Operacionalização 

Em destaque no mapa (azul) a área de abrangência das câmeras (Foto: Reprodução/Projeto)

Ao todo, nove câmeras serão instaladas em pontos estratégicos para fazer o monitoramento da cidade, cuja central será instalada na sede da Companhia da Polícia Militar de Areia Branca. Além de policiais, o sistema será operado por uma equipe da Guarda Civil Municipal que será treinada para auxiliar a polícia.

Conforme o projeto, as câmeras serão distribuídas em 9 pontos estratégicos que foram analisados levando em conta alguns critérios, como locais com maior movimentação e fluxo de veículos.

Ampliação 

Além dessas 9 câmeras do projeto já licitado e que será executado pela empresa Núcleo, o sistema poderá ser ampliado. A CDL apresentou proposta à prefeitura para aumentar o número de equipamentos instalados na zona urbana. Essa parceria vai possibilitar que o monitoramento chegue aos principais bairros da cidade.

A participação da CDL nessa iniciativa do governo municipal em prol da segurança dos areia-branquenses, mostra a importância da integração entre o poder público e as entidades de classes, buscando uma administração pública participativa.

Fotos: Evandson Bernardo 

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade