Luciano Oliveira - [email protected]

Professor Julimar França orienta os alunos sobre como lidar com as plantas

Projeto de hortas escolares incentiva a sustentabilidade entre estudantes de Areia Branca

Professor Julimar França orienta os alunos sobre como lidar com as plantas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, está desenvolvendo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca o Projeto de Extensão – “Escola Sustentável: Construindo a Sustentabilidade e Educando para Cidadania Ambiental”.

No município, o projeto é coordenado pelo educador ambiental e professor do IFRN, Julimar França, que construiu recentemente nas Escolas Municipais Vingt Rosado e Aluízio Alves, hortas escolares de plantas medicinais.

As hortas são laboratórios vivos que colocam os alunos em contato com a natureza e permitem a construção de um processo de ensino-aprendizagem baseado numa experiência capaz de sensibilizar os estudantes, formando criticamente cidadãos ambientais.

Além disso, o conhecimento sobre a utilização e as propriedades das plantas medicinais da nossa região permitem o resgate do saber popular e a preservação desse importante aspecto da cultura Nordestina, que é a fitoterapia.

As hortas são regadas a partir do reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado e bebedouros, o que tem permitido uma reflexão da comunidade escolar sobre o uso racional desse importante recurso natural. Nas duas escolas, as hortas têm se transformado em mais um espaço de aprendizagem contextualizada e significativa contribuindo para sustentabilidade do ambiente escolar e para formação ambiental das futuras gerações.

Fotos: Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade