Luciano Oliveira - [email protected]

Grupo O Oitão, vencedor do edital (Foto: Divulgação)

Prefeitura do Natal divulga vencedor do edital para decoração do Carnaval Multicultural 2017

Grupo O Oitão, vencedor do edital (Foto: Divulgação)
Grupo O Oitão, vencedor do edital (Foto: Divulgação)

0000000000000000 O POTIGUAR AQUI ESSA

O Oitão, grupo formado por arquitetos, designers e outros profissionais foi o vencedor do Edital Carnaval Multicultural de Natal 2017, da Prefeitura do Natal para compor a decoração da cidade nesse período.

O Oitão apresentou um projeto inspirado em uma pesquisa própria sobre elementos e tradições da cultura potiguar. O personagem principal de todo o Carnaval será o Índio Potiguar, em uma homenagem e resgate tendo como referência a Tribo dos Potiguares (tribo indígena do litoral) que desfila desde 1919 e é considerada patrimônio do carnaval natalense.

Somados ao índio, estarão presentes em cada polo carnavalesco da cidade personagens visuais com força e identidade do Carnaval ou dessas áreas da cidade. “Pensamos também em um meio de que o turista tenha informações culturais do que é tipicamente de nossa cidade. Por outro lado, a população também vai se identificar com nossos elementos, nossas raízes. Tudo isso em uma das melhores festanças da cidade, que é o Carnaval”, diz Ciro Celestino, um dos arquitetos do grupo.

“Assim, o Índio estará acompanhado de outros personagens e diversos elementos e símbolos da cidade em um projeto gráfico e visual bastante caprichado. Os Personagens de cada polo estarão em totens de 5m de altura.”, completa Diogo Magy, especialista do grupo em imagens 3D.

Os polos

No Polo da Ribeira, destaca-se o sambista, o malandro que traz o pandeiro, o chapéu e toda a ginga e atmosfera que celebra a música, o bairro e os desfiles das escolas de samba. Há uma homenagem e referência direta às escolas de samba de Natal que surgiram na década de 1930, porém em 1958 foi fundada a escola mais famosa e que persiste em sua existência até os dias de hoje, a escola Malandros do Samba.

000000000000 RAINHA DO MAR (REDINHA) ESSA AQUI

No Polo da Redinha, a personagem que adorna o local é a rainha do mar sobressaindo-se com sua coroa e vestido ornado com o baiacu (referência ao tradicional Bloco Baiacu na Vara).

No Polo Cidade Alta, o destaque é a tradicional eleição da Rainha das Kengas, por esta razão, o personagem que destaca-se no local será um homem fantasiado de mulher, com decoração extravagante e tudo o que é próprio dos candidatos à rainha das Kengas.

No Polo Rocas, a resistência e força de um bairro de pescadores que cresceu, diversificou-se e é referência histórica. As Rocas sempre foi uma área de destaque com a pesca, o Iate Clube, o Mercado, a Rampa e por esta importância na cidade, destaca-se o Rei Momo como figura principal na decoração, recepcionando os foliões.

No Polo de Ponta Negra, a homenagem recai sobre o famoso bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens e terá como personagem central da região uma bruxa com todas as características dos demais, intitulada As Quatro Facetas.

000000000000000 A MASCARADA (PETRÓPOLIS) ESSA AQUI

No Polo de Petrópolis, buscou-se inspiração nos bailes de máscaras que abrem o Carnaval na cidade, no largo do Atheneu. A personagem central é uma colombina mascarada.

Adereços e palcos 

Dentro da proposta apresentada vários adereços também compõe a decoração. Estes podem vir como grafismos e texturas e a inspiração vem de símbolos locais como o Camarão, o Caju, a flor Chanana, a Ginga (peixe), o Sol, entre outros.

No palco as testeiras laterais serão preenchidas com dois personagens, o lado esquerdo será o personagem que representa o polo onde será locado e do lado direito será o Potiguar, personagem principal do carnaval. A testeira superior será reservada para patrocínios e o logotipo da prefeitura e terá em seus extremos adereços enfeitando a lona. Para os planos de fundo serão usadas texturas a partir de grafismos indígenas, fortalecendo a identidade de nosso personagem central que é o Potiguar (índio). Com isso foram pesquisados grafismos que representem o camarão, a flor (Chanana), a estrela e o peixe (Ginga). O fundo de palco será destinado para aplicação de logomarcas e terá seu fundo preenchido pelos grafismos indígenas.

O Oitão

O Oitão é uma empresa formada por pessoas que amam Natal, sua cultura e estudam e pesquisam bastante sobre design, arte, arquitetura, urbanismo, cultura. “O nome Oitão é um termo regional utilizado por profissionais das áreas de arquitetura e construção civil e foi adotada por nós para representar o nosso escritório e nossas ideias”, justificam os integrantes do grupo.

Diogo Magy – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Potiguar (UnP), atualmente cursa como especialização a segurança no trabalho e é especialista em imagens 3D.

João Adriano – formando em design pelo IFPB, é graduando em arquitetura e urbanismo, especialista em interiores.

Raquel Sales – graduada em arquitetura e urbanismo pela universidade potiguar (UnP), com experiências durante a graduação fora do pais com EUA e Espanha; especialista em mídias sócias para a área de arquitetura.

Ciro Celestino – Áreas de Atuação – Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade FederaL do RN (UFRN); Cursou especialização em Psicologia Ambiental, desenvolve estudos nos conceitos de residência, enfocando adaptações climáticas, e regionalismo com enfoque contemporâneo. Desenvolve projeto na área de arquitetura hospitalar.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade