Luciano Oliveira - [email protected]

Deputada Isolda, propositora da reunião (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

Pesca artesanal no RN será debatida na Assembleia por iniciativa da deputada Isolda

Deputada Isolda, propositora da reunião (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

As demandas e linhas prioritárias de ações que visem assegurar qualidade de vida e trabalho para as populações que vivem direta e indiretamente da pesca artesanal serão debatidas na audiência pública que a Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira, 10, às 9h, numa proposição do mandato da deputada Isolda Dantas (PT). Com o tema “A pesca artesanal no estado do RN”, a audiência será realizada em parceria com a Rede Mangue Mar e Fundo Socioambiental Casa Investindo em Cuidar, no auditório Cortez Pereira.

“O objetivo do evento é debater com toda a sociedade potiguar a relevância da pesca artesanal para o Rio Grande do Norte, no que diz respeito à história das comunidades tradicionais, segurança alimentar e conservação do ambiente costeiro, marinho e de lagos, lagoas e açudes”, explica a deputada.

Estima-se que o conjunto de pescadoras e pescadores artesanais do Estado, organizados nas dezenas de colônias, chega a 35 mil profissionais, dos quais, pelo menos 15 mil atuam na pesca continental. Apesar deste dado, a pesca artesanal sofre com a inconsistência, inexistência ou insuficiência de políticas públicas direcionadas a um setor produtivo tão relevante para a população potiguar.

Mesa

Para o debate, a deputada convidou representantes dos movimentos e pescadores e dos órgãos, com participação de colônias de pescadores de diversos municípios, Movimento dos Pescadores e Pescadoras (MPP), Articulação Nacional da Pescadoras (ANP), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Federação da Pesca do RN, além da Subsecretaria da Pesca do Governo do Estado do RN, Sedraf, Ibama, Idema, Procuradoria do Meio Ambiente e Capitania dos Portos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade