Luciano Oliveira - [email protected]

Melão potiguar é muito requisitado no mercado externo (Foto: Reprodução)

Ministro da Agricultura garante exportações do melão brasileiro para a China

Melão potiguar é muito requisitado no mercado externo (Foto: Reprodução)
Melão potiguar é muito requisitado no mercado externo (Foto: Reprodução)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, garantiu na noite de quarta-feira, 24, ao senador Garibaldi Filho (PMDB) que o governo brasileiro honrará o acordo firmado com a China, que trará como um dos seus efeitos práticos a exportação de melão para aquele país asiático. Garibaldi Filho manteve contato com o ministro atendendo a pedido dos produtores do RN, representados pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, José Vieira.

Os produtores de melão estão preocupados com o lobby que agricultores da região Sul estão promovendo para emperrar o acordo que vem sendo negociado entre os dois países desde o ano de 2013. Os chineses querem comprar o melão brasileiro e mandar para cá a pera produzida por eles. Produtores rurais gaúchos e catarinenses temem que o aumento da oferta da pera no Brasil prejudique as vendas da maçã.

Melão é um dos produtos mais exportados atualmente pelo Porto de Natal (Foto: Divulgação/
Melão é um dos produtos mais exportados atualmente pelo Porto de Natal (Foto: Divulgação)

Em janeiro passado, uma equipe do órgão de defesa agropecuária da China visitou fazendas produtoras de melão no Rio Grande do Norte e no Ceará para conhecer os controles fitossanitários dos plantios. A inspeção foi mais um passo para viabilizar um acordo sanitário bilateral e liberar as exportações do melão brasileiro.

O melão é um dos produtos mais exportados atualmente pelo Porto de Natal, contribuindo e fortalecendo significativamente a economia do Estado do Rio Grande do Norte.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade