Luciano Oliveira - [email protected]

Governadora Fátima Bezerra participou da abertura do evento (Foto: Assecom/RN)

Maior evento agropecuário do Nordeste, Festa do Boi deve movimentar cerca de R$ 60 milhões em negócios

Governadora Fátima Bezerra participou da abertura do evento (Foto: Assecom/RN)

O maior evento agropecuário do Nordeste brasileiro, a 57ª Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte (Festa do Boi 2019) teve início no sábado, 12. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), e Prefeitura de Parnamirim, conta ainda com o apoio do Projeto Governo Cidadão, via Banco Mundial, Assembleia Legislativa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, AGN, Senar, Sedraf, Emparn, Emater, Idiarn, Fecomércio, Fiern e Sebrae.

“A Festa do Boi é o evento de maior visibilidade do agronegócio do Nordeste. Durante sua realização todas as atenções do setor ficam voltadas para o nosso Estado. É um evento grandioso em números de produtores participantes, animais expostos, parceiros, público visitante e negócios realizados. Para esta edição, o Governo do RN reuniu um grande time de secretarias para atender o trabalhador do campo potiguar, com prestação dos mais diversos serviços”, enfatiza Guilherme Saldanha, secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca.

Realizada entre os dias 12 e 19 de outubro, a Festa do Boi 2019 deve movimentar cerca de R$ 60 milhões em negócios e atrair um público total de cerca de 350 mil pessoas ao Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Grande Natal. O evento teve início às 8h do dia 12 com uma programação especial para a criançada, no dia dedicado a elas. Às 17h foi realizada a solenidade oficial de abertura com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), representantes dos parceiros e demais autoridades. Com uma programação de exposições, negócios e lazer diversificada, o evento atende a todos os públicos.

Além dos leilões, julgamentos e desfiles de raças de bovinos, equinos, caprinos e ovinos, a Festa do Boi volta a contar este ano com algumas inovações, como a Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte; Exposição Nacional de Peixes Ornamentais; Feirinha do Artesanato Potiguar; Feirinha de Plantas e Flores Ornamentais; Fazendinha Emparn/Emater; Mostra Nacional de Queijos Artesanais, Espaço Terroir (Sebrae e Senac RN), exposição, degustação e comercialização de produtos que unem qualidade e valorização da cultura local.

 

Outra atração recente da festa, que se repete este ano é a Copa Potiguar de Três Tambores – modalidade de montaria de exibição. A Subsecretaria de Pesca e Aquicultura da Sape irá promover no auditório da Anorc, palestras com especialistas durante o evento, das 14h às 17h. Nesta terça-feira, 15, sobre Tecnologia Aplicáveis para as Demandas do Consumidor Potiguar de Pescado, com o professor Doutor Rodrigo Antônio Ponce de Leon Ferreira de Carvalho. Na quarta, 16, sobre Circuito Produtivo Aquícola Agroecológico (Aquaponia), com o professor Doutor Deusimar Freire Brasil. E na quinta, 17, sobre Uso de Macroalgas como Instrumento de Desenvolvimento do Semiárido Potiguar, com o professor Doutor Ivanilson Maia.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL FESTA DO BOI 2019

Segunda, 14/10

9h – Sessão Solene Especial da Assembleia Legislativa do RN em homenagem aos 60 anos da Anorc

20h – Show com Zé Lezin

Programação de Pista (concursos de raças): Pardo Suíço

Terça, 15/10

19h30 – Leilão de Cavalos ANQM

Programação de Pista (concursos de raças): Sindi e Gir

Quarta, 16/10

19h30 – Leilão Nuleite

Programação de Pista (concursos de raças): Sindi e Gir

Quinta, 17/10

19h30 – Leilão Sindi Estrelas

Programação de Pista (concursos de raças): Nelore, Guzerá Leiteiro e Girolando

Sexta, 18/10

19h30 – Leilão Pérolas do Nordeste

Programação de Pista (concursos de raças): Nelore, Guzerá e Girolando

Sábado, 19/10

22h -Shows

Mastruz com Leite

Cavalo de Pau

Magníficos

Limão com Mel

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade