Luciano Oliveira - [email protected]

Caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel (Foto: Reprodução)

IMT coordena ações do Projeto Carreta da Saúde no Estado a partir do dia 29 deste mês

Caminhão itinerante atua como um centro de saúde móvel (Foto: Reprodução)

O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) coordena as ações do Projeto Carreta da Saúde Final na Hanseníase, que acontecem no Estado entre os dias 29 de novembro e 11 de dezembro. As ações de atendimento aos portadores Hanseníase serão realizadas nas três maiores cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Mossoró e Parnamirim.

O Projeto Carreta da Saúde Final na Hanseníase, caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel, estará em Natal (29 de novembro a 5 de dezembro), Mossoró (7 e 8 de dezembro) e Parnamirim (11 de dezembro), em um esforço conjunto com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de Saúde e a empresa Novartis, parceira na iniciativa.

O atendimento será a pessoas que apresentem sintomas e àquelas cujos familiares já tiveram hanseníase. “Uma vez feita a suspeita da doença, o paciente será encaminhado para o teste confirmatório dentro da Carreta. Uma vez confirmado, será iniciado o tratamento e o encaminhamento do paciente ao Serviço de Saúde para continuidade do tratamento. As pessoas que tem os sinais e sintomas da Hanseníase podem nos procurar, independente de terem passado por algum posto de saúde ou não”, explicou Débora Gurgel Costa, que integra o Programa de Tuberculose e Hanseníase do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Os principais sintomas da hanseníase são: dormências, dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; lesões de pele (caroços e placas pelo corpo) com alteração da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque e áreas da pele com alteração da sensibilidade mesmo sem lesão aparente; e diminuição da força muscular. Essas manchas são esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas.

Locais de atendimento

29 e 30 de novembro – Natal – Zona Norte – Largo do Ginásio Nélio Dias, bairro Lagoa Azul

4 e 5 de dezembro – Natal – Zona Oeste – Em frente à policlínica de Cidade da Esperança

7 e 8 de dezembro – Mossoró – Estação das Artes, Centro de Mossoró

11 de dezembro – Parnamirim – Em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro de Monte Castelo

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade