Luciano Oliveira - [email protected]

Camila Alves, gerente da II Ursap, destaca importância da campanha (Foto: Reprodução)

II Ursap dá início ao Abril Verde e alerta sobre doenças e acidentes de trabalho

Camila Alves, gerente da II Ursap, destaca importância da campanha (Foto: Reprodução)

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, por meio do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT) e o Núcleo Regional de Saúde do Trabalhador (Nursat) em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Mossoró-RN), realizará durante todo este mês ações voltadas para discutir, com toda a sociedade, a saúde, a segurança e a prevenção de riscos no meio ambiente do trabalho.

A abertura do Abril Verde, aconteceu quinta-feira com uma palestra para servidores do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, proferida pelo técnico do Nursat, Leonardo Araújo Panssard.

” O Abril Verde é um movimento de sensibilização da sociedade civil, trabalhadores e empregadores no que tange à adoção de medidas que venham corroborar com a produção da saúde nos ambientes de trabalho”, disse a técnica do Nursat, Lucélia Jamilla Pereira Silva.

“Estamos todos unidos no desenvolvimento de atividades de promoção da saúde do trabalhador e ações de prevenção aos acidentes, doenças e agravos relacionados ao trabalho e o intuito dessas atividades é levar a temática de Saúde e Segurança para os diversos territórios, desde ambientes de trabalho, escolas, sindicatos até as empresas e instituições privadas”afirmou a a gerente da II Ursap, Camila Alves de Oliveira.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

De 16 ao dia 25 serão realizadas palestras nos hospitais regionais da jurisdição da II Ursap tendo como palestrantes o técnico do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT), Erialdo Rebouças e os técnicos do Nursat), Alex Alves de Oliveira e Leonardo Araújo Panssard.

PROGRAMAÇÃO

Dia 16 – Palestra no Hospital Regional Hélio Moraes Marinho – Apodi

Dia 17 – Município de Felipe Guerra

Dia 18 – Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira – Caraúbas

Dia 18 – Hospital Regional Dr. Tarcísio Vasconcelos Maia – Mossoró

Dia 20 – Município de Baraúna

Dia 25 – Hospital Regional de Angicos

Dia 26 – Evento de encerramento do Abril Verde, das 7h30 às 11h, no auditório da II Ursap tendo com tema: Saúde Mental e Acidentes de Trabalho: os desafios para sair da invisibilidade. O evento será direcionado aos técnicos de referência em Saúde do Trabalhador dos municípios da jurisdição da II Ursap, profissionais do CAPS, UBS, NASF, Gestores, Sindicatos e representantes de empresas privadas.

• 7h30 às 8h – Acolhimento: café da manhã e apresentação cultural;

• 8h às 8h30 – Composição da mesa e fala de boas-vindas;

• 8h30 às 9h – Apresentação do NURSAT – (Leonardo Panssard – Técnico de Segurança);

• 9h às 9h30 – Apresentação do CEREST e introdução sobre a temática do evento (Ruslândia Silveira – Psicóloga do Cerest);

• 9h30 às 10h – Saúde Mental e Trabalho ( Fernanda Benjamim – Médica do Cerest);

• 10h às 10h30 – Saúde Mental e Trabalho (Psiquiatra);

• 10h30 às 11h – Debate;

• 11h – Encerramento e entrega de certificados.

Com informações de Abdias Duque de Abrantes – Assessor de Comunicação Social/II Ursap

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade