Luciano Oliveira - [email protected]

Getúlio Rêgo disse que é Um escândalo o que vivem pacientes no Rio Grande do Norte

Getúlio Rêgo critica saúde e diz que pacientes esperam atendimento em casa

Getúlio Rêgo disse que é um escândalo o que vivem pacientes no Rio Grande do Norte (Foto: Eduardo Maia/ALRN)

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) fez críticas, na sessão ordinária desta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa, à saúde pública do Rio Grande do Norte. O parlamentar, em seu pronunciamento, falou do sofrimento de muitos pacientes que hoje aguardam em casa por um atendimento que vem se arrastando há meses. Getúlio fez críticas aos serviços dos hospitais Rui Pereira, João Machado e Hospital da Polícia Militar.

“É uma fila de sofrimento e de morte, são mais de 250 pessoas que deveriam estar hospitalizadas mas não estão”, afirmou o deputado se referindo a falta de vagas nas unidades de saúde. “É inaceitável e indigno para as famílias do Rio Grande do Norte”, disse Getúlio Rêgo, relatando uma visita que fez no domingo a uma paciente de 80 anos de idade, sua conterrânea da região Oeste, no setor de retaguarda do Hospital João Machado, que recebe pacientes que não encontram espaço no Pronto Socorro Walfredo Gurgel.

“Um escândalo o que vivem pacientes no Rio Grande do Norte; uma idosa de 80 anos não deveria ser transferida para um hospital sem condições de lhe atender”, criticou o parlamentar, concluindo que a paciente morreu na madrugada da segunda-feira, 17. “Sem ter direito ao atendimento especializado para sua patologia e sem a cirurgia para garantir sua sobrevivência”, declarou o deputado Getúlio Rêgo.

O parlamentar chamou atenção do deputado George Soares (PL), que é líder do Governo na Assembleia Legislativa, para que ele interfira junto à governadora Fátima Bezerra (PT), e explique o que ele entendeu como redução de leitos no Hospital da PM, e transmita à gestora que “a emergência maior do Estado é dar condição de atendimento à população”. O deputado sugeriu que o Estado busque parceria com as bancadas federal e estadual.

O deputado Getúlio Rêgo foi aparteado pelos deputados José Dias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC) e Tomba Farias (PSDB), que o parabenizaram pelo discurso. “Em Santa Cruz tem muita gente em casa esperando atendimento. Pessoas que em muitos casos já estão sequeladas”, disse Tomba Farias, afirmando que conversou com o secretário de Gestão de Projetos e Articulação Institucional (Segai), o ex-deputado Fernando Mineiro, para que ele sugira à governadora Fátima Bezerra colocar a saúde pública como prioridade de sua gestão.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade