Luciano Oliveira - [email protected]

Correção das provas será de acordo com as novas regras (Foto: Reprodução)

Gabarito oficial do Enem 2017 sai na quinta; confira o gabarito extraoficial comentado

Correção das provas será de acordo com as novas regras (Foto: Reprodução)

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado na quinta-feira, 16, pelo Inep. Na mesma data o governo também vai divulgar os cadernos de prova. O G1 apresenta o gabarito extraoficial e a resolução comentada de todas as questões.

GABARITO EXTRAOFICIAL E RESOLUÇÃO COMENTADA

A nota oficial do Enem de 2017 só será divulgada no dia 19 de janeiro. Mesmo depois de divulgado o gabarito oficial, ele dá aos candidatos apenas uma noção da performance na prova, mas o número de acertos não significa efetivamente a pontuação. Isso porque, além de não trazer o resultado da redação, ele vai dar o número absoluto de acertos. A cada um desses acertos vai ser atribuído um peso e uma nota, conforme um modelo chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A TRI é baseada em questões previamente classificadas como fáceis, moderadas e difíceis e no total de acertos que o aluno tem dentro de cada grupo. A metodologia é apontada como uma forma eficiente de avaliar o conhecimento acadêmico de estudantes, em prova.

Isso porque, segundo especialistas, ela cria uma escala de dificuldade, fazendo com que o candidato tenha mais pontos de acordo com o nível da questão que foi proposta.

Na prova baseada na TRI, as perguntas divididas previamente em diferentes dificuldades possibilitam um cálculo estatístico e de outras teorias matemáticas aplicadas para que os avaliadores analisem de forma mais profunda as respostas, ainda que em testes de múltipla escolha.

Se eles notam que o aluno errou muitas perguntas consideradas fáceis e acertou muitas difíceis, a metodologia indica que houve chute, fazendo sua média cair. Logo, a nota final passa a depender não só do número de acertos, mas também da dificuldade de cada questão acertada ou errada. (Com informações do G1).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade