Luciano Oliveira - [email protected]

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, tradição de 109 anos (Foto: Reprodução)

Festa dos Navegantes 2020 poderá não acontecer por causa do coronavírus

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, uma tradição de 109 anos (Foto: Reprodução)

Por Luciano Oliveira

Com mais de um século de tradição, pela primeira vez a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos em Areia Branca, poderá não acontecer em seu formato original com novenas, procissões e shows em praça pública, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Um dos maiores eventos sociorreligiosos do interior do RN, a Festa de Agosto, como é conhecida além das fronteiras do Estado, atrai anualmente milhares de visitantes, entre fiéis, devotos da santa e filhos ausentes (areia-branquenses que residem em outras cidades).

Ao longo dos anos a festa acontece no período de 5 a 15 de agosto, em dois momentos: a programação religiosa desenvolvida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e a parte social que foi resgatada pela atual prefeita Iraneide Rebouças (PSDB). É um dos pontos altos dos festejos, por trazer para o município grandes atrações musicais de renome nacional.

Diante das previsões nada otimistas das autoridades sanitárias com relação à velocidade de contaminação pelo vírus, é pouco provável que até agosto eventos de grande porte, como é o caso da Festa de Agosto, sejam liberados. Os festejos juninos, por exemplo, já foram cancelados em praticamente todo o país.

Em Areia Branca, atendendo às orientações das autoridades e dos profissionais de saúde, as diversas denominações religiosas se juntaram ao esforço global de contenção da disseminação do vírus. Missas e cultos, dias em que as igrejas e templos religiosos recebem um grande número de fiéis, passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet.

Essa mudança de hábito dos religiosos, imposta pela pandemia, tende a continuar até que definitivamente todos fiquem livres dos riscos de contrair a doença. O momento exige que se evite locais de grande aglomeração de pessoas e mantenha o isolamento social. É prudente. E necessário.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade