Luciano Oliveira - [email protected]

"Mar de gente" no largo da Geralda Cruz, na noite passada

Festa de Agosto se agiganta e tende a crescer mais e ganhar seu espaço no calendário de eventos do RN

“Mar de gente” no largo da Geralda Cruz, na noite passada

Por: Luciano Oliveira

Areia Branca volta a ser destaque no calendário de eventos do interior do Estado. A prefeita Iraneide Rebouças (PSD), que promoveu o resgate do Carnaval a partir do ano passado, agora consolida a programação social da Festa de Agosto em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marítimos, que nos últimos anos vinha contando apenas com o apoio logístico do governo municipal, mas, este ano, por iniciativa da prefeita, o evento recebeu uma atenção especial.

E o resultado do empenho da prefeita Iraneide em realizar uma festa de acordo com a realidade financeira do município, mas que correspondesse à expectativa dos areia-branquenses e dos visitantes, está bem nítido. Desde que iniciou a maratona festiva no último dia 5, o público tem comparecido ao largo da Escola Municipal Professora Geralda Cruz, onde acontecem os shows musicais e as apresentações culturais. Público que prestigia os artistas da terra e vibram com as grandes atrações que animam a multidão todas as noites.

Show cultural encheu os olhos da multidão que lotou o largo de eventos

E no sábado, 11, não foi diferente. No largo da Geralda Cruz literalmente faltou chão para acomodar tanta gente que lá compareceu para assistir ao espetáculo “Auto dos Navegantes” – “Areia Branca: Nossas Histórias”, que voltou a integrar a programação da Festa de Agosto, graças à iniciativa da prefeita Iraneide.

Minutos antes do início do show, a prefeita Iraneide concedeu entrevista ao jornalista Ledson França (da equipe de Comunicação do município), no programa transmitido ao vivo diretamente do palco para as redes sociais da Prefeitura de Areia Branca. Falando sobre o projeto “Auto dos Navegantes”, a governante disse que ao resgatar o evento, “a ideia é levar à rua a divulgação de nossa cultura e de nossa fé, democratizando e fazendo as pessoas refletirem sobre a importância e o significado de valorizarmos e conhecermos nossa história, nossas tradições. No geral, a festa está muito bonita, com uma programação diversificada para todas as famílias”.

O cantor areia-branquense Wander Souza foi uma das atrações da noite

A exemplo do Carnaval e de outras datas comemorativas em nível local, como a Festa de Agosto, que são os eventos anuais mais expressivos, Iraneide considera que com o apoio da prefeitura, essas comemorações tendem a crescer mais e ganhar seu espaço no calendário de eventos do município e da região.

Vale ressaltar que antes desse resgate pela atual gestão, o apoio dado aos festejos da padroeira dos marítimos, que é uma festa secular no município, vinha sendo muito restrito. Com isso, o período de 10 dias de programação tinha apenas caráter religioso e com algumas apresentações culturais na área interna do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco.

Pelo que tem dito e comprovado, na prática, a intenção da prefeita Iraneide é resgatar a importância dessa comemoração num todo, dando um apoio mais efetivo à comunidade religiosa e atraindo mais a participação da sociedade.

Ponto para a prefeita, pois o evento não tem apenas caráter festivo. Assim como o Carnaval, a Festa de Agosto gera renda e ocupação temporária, aquece as vendas no comércio e fortalece a economia do município. Além de projetar Areia Branca turisticamente.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade