Luciano Oliveira - [email protected]

Usina de Tucuruí (Paulo Santos/Interfoto/Divulgação)

Falha na hidrelétrica de Tucuruí pode ter causado apagão que atingiu 13 estados do Norte e Nordeste

Usina de Tucuruí (Foto: Paulo Santos/Interfoto/Divulgação)

Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira, 21, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema  (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.

O apagão que atingiu 13 estados do Norte e do Nordeste do país nesta quarta foi provavelmente causado por uma falha na hidrelétrica de Tucuruí. Essa informação foi passada pela Celpa, a companhia elétrica do Pará.

O ONS ainda não deu mais detalhes sobre o que motivou a falha.

Cidades do Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amapá, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins ficaram sem luz.

A confirmação oficial da causa do apagão pode ocorrer em até 24 horas. Outra possibilidade aventada é uma falha na hidrelétrica de Belo Monte. O próprio ministro das Minas e Energia,  Fernando Coelho, chegou a afirmar isso.

Segundo o ONS, a falha no sistema interligado nacional (SIN) ocorreu às 15h48, causando o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste. Isso corresponde a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. (Com informações da Veja).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade