Luciano Oliveira - [email protected]

Escola localizada no bairro São João atende quase 300 alunos no período noturno (Foto: Luciano Oliveira)

Escola Estadual Elita Monte já foi arrombada 15 vezes e não tem sequer como fazer a merenda escolar

Escola localizada no bairro São João atende quase 300 alunos no período noturno (Foto: Luciano Oliveira)
Escola localizada no bairro São João atende quase 300 alunos no período noturno (Foto: Luciano Oliveira)

A situação de abandono e a falta de segurança nas escolas pertencentes à rede estadual de ensino em Areia Branca estão apavorando dirigentes e alunos. Um retrato dessa situação preocupante é a Escola Estadual Elita Monte, situada no bairro São João, um dos mais populosos da zona urbana.

No decorrer da semana, o diretor da referida escola, Agnaldo Lemos, expôs a situação na imprensa local e levou o assunto à esfera estadual por meio de entrevista ao programa jornalístico RN TV, da InterTV Cabugi, que fez uma ampla reportagem abordando o tema nas escolas da região.

Em entrevista concedida à equipe do programa “Costa Branca em Debate” de sexta-feira, 5, apresentado de segunda a sexta-feira a partir das 12h30 na Rádio Costa Branca (FM 104,3) de Areia Branca, o diretor da Elita Monte, Agnaldo Lemos, relatou a situação constrangedora que vem acontecendo na escola.

Conforme depoimento do diretor, a Escola Estadual Elita Monte já foi arrombada 15 vezes. “A cada ação os vândalos levam equipamentos e gêneros alimentícios. Hoje estamos em situação delicada, porque não temos sequer um liquidificador para fazer a merenda escolar”, disse.

Segundo Agnaldo Lemos, a escola não tem segurança. A direção já fez solicitações junto ao Governo do Estado, mas até agora não foi atendida. Diante da repercussão da matéria veiculada no RN TV sobre a situação de insegurança nas escolas, a Secretaria Estadual de Educação (Seec) deu uma reposta que não foi satisfatória para os educadores. Falou sobre um projeto de monitoramento por meio de câmeras nas escolas, mas que ainda vai  discutir parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). .

“Para nós, hoje, a solução seria colocar vigias nos estabelecimentos de ensino para coibir a ação dos vândalos”, sugere Agnaldo Lemos.

“Com esses 15 arrombamentos, hoje nossa escola não tem praticamente nada em termos de equipamentos. O último equipamento que levaram da escola foi uma caixa de som amplificada que tínhamos. Hoje para fazer qualquer evento não temos com o que fazer”, lamenta o diretor.

A Elita Monte conta atualmente com 288 alunos matriculados no período noturno, funcionando na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estabelecimento atende estudantes das zonas urbana e rural do município.

Enquanto o Governo do Estado não resolve a questão da segurança no estabelecimento, o diretor afirma que vai tentar junto a prefeitura a cessão de pelo menos um guarda municipal para ficar à disposição da escola.

Doação de ventiladores

Agnaldo Lemos relatou situação da escola na Câmara Municipal (Foto: Reprodução/Canal Areia Branca)
Agnaldo Lemos relatou situação da escola na Câmara Municipal (Foto: Reprodução/Canal Areia Branca)

Na quinta-feira, 4, Agnaldo Lemos foi à Câmara Municipal e ao fazer uso da tribuna solicitou ajuda dos vereadores no tocante a aquisição de ventiladores para a escola.

Ele justificou o pedido dos aparelhos, explicando que as grades laterais da escola foram retiradas e colocadas como proteção nas janelas da escola, na tentativa de inibir as ações dos vândalos. “Com isso, as salas de aulas ficaram isoladas e aumentou consideravelmente o calor. Os ventiladores são para atender essa necessidade dos alunos no momento”, acrescentou.

Sensibilizados com a situação, os 11 vereadores pressentes na sessão ordinária se comprometeram a fazer doação de um ventilador cada, totalizando 11 aparelhos.

Apesar da situação, o diretor afirma que a escola está funcionando normalmente, “até porque todos têm dado as mãos, direção e funcionários, para levar adiante a missão da escola, que é formar cidadãos”, concluiu Agnaldo Lemos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade