Luciano Oliveira - [email protected]

Estudantes montam os kits adquiridos por meio do Projeto de Inovação Pedagógica (Foto: Seec/Assecom)

Escola de Areia Branca utiliza robótica para estimular interesse por física e matemática

Estudantes montam os kits adquiridos por meio do Projeto de Inovação Pedagógica (Foto: Seec/Assecom)

Com o objetivo de integrar as novas tecnologias no processo de aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes, a Escola Estadual Em Tempo Integral Desembargador Silvério Soares, em Areia Branca, desenvolve, por meio do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) da Secretaria de Educação do RN, o projeto “Mundo Digital”, que envolve mídias e robótica, ligadas ao ensino da matemática. A proposta envolve estudantes das três séries do ensino médio.

De acordo com a diretora da escola, Janeide Fernades Lopes, os recursos do PIP contribuíram de forma significativa para o crescimento do projeto. “Nós começamos a desenvolver a proposta ainda em 2015. Mas como não tínhamos recursos, era algo muito pequeno. Quando fomos contemplados com o PIP, pudemos trabalhar da forma como sempre foi sonhado”, afirmou a diretora.

O “Mundo Digital” é desenvolvido na disciplina eletiva de mesmo nome, ministrada pelo professor de matemática Carlos Cezar de Oliveira. “A proposta envolve desde a pesquisa sobre a área de informática e a origem dos computadores até sua linguagem e programação. Os estudantes trabalham com a lógica, a física e a matemática para aplicar os comandos necessários aos protótipos que desenvolvemos”, explica Carlos Cezar.

Os protótipos aos quais o professor se refere, são os kits adquiridos pela escola por meio dos recursos do PIP. “Atualmente, nós estamos desenvolvendo um braço robótico. Nós recebemos as peças e, enquanto montamos, os estudantes escolhem os comandos que a peça vai receber. Para o próximo semestre, vamos desenvolver um carro seguidor de linha da mesma forma”, afirma o professor.

O conteúdo da disciplina na qual o projeto é desenvolvido é escolhido de acordo com o interesse dos estudantes. Além disso, a disciplina conta com o auxílio de um professor de língua inglesa que ajuda na tradução dos manuais que acompanham os kits com os protótipos. Participam do projeto e da disciplina 30 alunos dos três anos do Ensino Médio.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade